Por que a Selic caiu novamente? A redução da Selic tem como grande objetivo estimular a economia. Hoje, com o avanço da epidemia de Covid-19, todos os setores vêm sendo afetados. É exatamente por conta desses impactos que o Copom decidiu reduzir a Selic, pensando em estimular a economia.
Selic baixa indica menores rendimentos em títulos públicos e investimentos fixados no CDI. Ela também pode influenciar na baixa das taxas de juros dos créditos, sendo um momento para avaliar empréstimos, financiamentos e renegociação de dívidas. A Taxa Selic é a taxa básica de juros do Brasil.
Então, a resposta para 'onde investir com a queda da Selic' nunca será a poupança. Desde então, toda vez que a Selic cai abaixo dos 8,5%, a poupança muda sua forma de rendimento. Acima desse patamar, é um rendimento mensal + Taxa Referencial.
A caderneta de poupança também é atrelada à taxa básica de juros; sendo assim, a alta da Selic aumenta o rendimento do dinheiro aportado nesse ativo. Títulos do governo, como o Tesouro Selic, também são beneficiados com a alta, mostrando-se uma opção mais segura e rentável.
Quando a Selic está mais baixa os bancos captam a taxas menores, assim conseguindo emprestar a taxas menores. Dessa forma, há maior demanda por crédito, o que aquece a economia. Além disso, investidores alocam mais capital em investimentos mais arriscados.
Quando a Selic está alta, é mais caro emprestar dinheiro, o que diminui o capital em circulação no país e limita a inflação. Da mesma forma, se os juros estiverem muito baixos, a tendência é que os preços dos bens de consumo aumentem.
A taxa Selic é uma referência para o custo das linhas de crédito em geral. Quando ela é elevada, a tendência é de que empréstimos e financiamentos fiquem mais caros – ou seja, que bancos e outras instituições financeiras cobrem juros mais altos nessas operações.
Portanto, com a Selic baixa ou alta, mantemos a estratégia adequada ao objetivo. Como alternativa mais eficiente para investir em Tesouro Selic, há Fundos de Renda Fixa da categoria Simples que mantêm 100% do seu patrimônio concentrado nesse título, sendo que alguns não cobram taxa de administração.
Focus: projeção de Selic em 2021 fica em 6,50%, a de 2022 vai de 6,50% para 6,75% Na esteira dos dados mais recentes de inflação, os economistas do mercado financeiro mantiveram suas projeções para a Selic (a taxa básica da economia) no fim de 2021, mas alteraram os cálculos para 2022.