Por fim, cita-se também como desvantagem da Globalização a questão ambiental, pois o ritmo consumista cada vez mais intensificado que se estabeleceu no mundo contribuiu para uma maior exploração dos recursos naturais, além de uma progressiva aceleração do processo de poluição do ar, das águas e dos meios produtivos, ...
Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas.
Globalização econômica vincula-se à exclusão social a partir do momento em que a expansão massiva dos meios tecnológicos e de informação não atinge de forma democrática toda a população do planeta, favorecendo o acúmulo de riqueza para os mais ricos e dificultando, assim, a emancipação social dos mais pobres.
A globalização constitui um processo multidimensional. Apesar de suas dimensões econômicas serem as mais conhecidas, a CEPAL reconhece a importância de outras dimensões que não obedecem a um determinismo econômico. Destaca, por exemplo, a "globalização dos valores", que é a extensão gradual de princípios éticos comuns.
Dimensões da globalização: comunicações, economia, política e ética. Resumo: O estudo da globalização desde os anos 80 implica a análise de diversas variáveis: a evolução das comunicações, a globalização econômica, a integração política e os valores éticos presentes no relacionamento social e mundial.
Desigualdade é a face da globalização, diz secretário-geral da ONU. ... O líder da ONU lembrou que "por mais de uma geração, a renda do 1% mais rico do mundo cresceu em um ritmo duas vezes maior que a dos 50% mais pobres".
O consumo faz parte da natureza humana, pois, necessário à sua própria sobrevivência. ... A globalização, portanto, está diretamente ligada à concepção de consumo de massa, pela qual o núcleo familiar insere-se na sociedade em função da identidade construída pelo ato de consumir.
A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.
O objetivo é o lucro, o poder econômico e político. ... A expansão dos fluxos de informações, dos fluxos de capitais e dos fluxos comerciais independentes das fronteiras nacionais, não são problemas em si, mas, a busca constante de lucros sem levar em consideração o desenvolvimento social e econômico dos entes envolvidos.