A contabilidade e a gestão ambiental são amplamente discutidas em vários setores sociais e empresariais, pois é cada vez maior a preocupação em preservar o meio ambiente. ... "Cabe a todas as áreas científicas e profissionais atuar na preservação e proteção ambiental.
São considerados ativos ambientais todos os bens e direitos destinados ou provenientes da atividade de gerenciamento ambiental, podendo estar na forma de capital circulante ou capital fixo.
A contabilidade ambiental orienta a alocação racional de recursos, uma vez que os investimentos são baseados em indicadores precisos. ... Para promover o funcionamento ideal dos negócios, os contadores ambientais medem e comunicam o impacto econômico que uma empresa terá sobre o meio ambiente.
Podemos definir como objetivo da contabilidade ambiental: identificar, mensurar e esclarecer os eventos e transações econômico-financeiros que estejam relacionados com a proteção, preservação e recuperação ambiental, ocorridos em um determinado período, visando a evidenciação da situação patrimonial da entidade.
Os contadores têm um papel fundamental nesta perspectiva. Cabe a eles incentivar as empresas a implementar gestões ambientais que possam gerar dados apresentáveis contabilmente, nos balanços sociais, além de criar sistemas e métodos de mensuração dos elementos e de mostrar ao empresário as vantagens dessas ações.
O propósito principal da contabilidade ambiental é o de gerar condições para cada grupo de usuários, sejam eles internos ou externos à organização, além de tornar viável fazer previsões no que se relaciona ao comportamento futuro da mesma, tendo-se em conta os resultados trazidos ao meio ambiente por essa entidade ( ...
1.5. Receita Ambiental. Receita Ambiental é o acréscimo de benefícios econômicos durante o período contábil na forma de entrada de ativos ou decréscimo de exigibilidade. Esses fatos geradores revertem em acréscimo do patrimônio liquido.
[EcoDebate] Ativos ambientais são os bens e direitos mensuráveis monetariamente de propriedade dos empreendimentos que representam benefícios presentes e/ou futuros, os recursos das empresas para a preservação, minimização e recuperação das características e da qualidade ambiental.
A contabilidade ambiental é uma ferramenta que permite o registro e o controle de dados relativos a ações empresariais que envolvem e afetam o meio ambiente.
O objetivo da contabilidade ambiental é justamente registrar e controlar os dados relacionados às ações empresariais que afetam o ambiente. Para isso, o profissional deve determinar as informações contábeis que garantem um lucro sustentável.