A arte é uma constante na vida. Ela faz parte da histó- ria de todos nós. Aquele general autoritário, aquele padre severo, aquela mulher bondosa e aquela criança endiabrada são todos artistas em potencial e, na verdade, certamente, em alguma época de suas vidas, todos fizeram ou talvez ainda façam arte.
a arte reflete, de modo geral, a cultura de um povo, expressada por suas práticas artísticas e os valores de sua época. é por meio dela que os seres humanos refletem sua criatividade, na qual sentimentos e emoções são traduzidos em diversas linguagens e suportes midiáticos distintos.
Foi Georges Duby que pronunciou que "a arte é a expressão da sociedade em seu conjunto: crenças e ideais que faz de si e do mundo, diz tanto, às vezes até mais". ... Não é de hoje que discussões acerca da relação da realidade histórica e arte acontecem mesmo porque uma se reflete na outra, ambas caminham juntas.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
A arte, em geral, é um trabalho de conexão com a alma, com o mundo e com aqueles que estão a sua volta. Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.
possibilita a vivência de novas experiências por meio da reflexão; melhora a comunicação entre as pessoas; torna possível a criação de novos laços sociais; estimula a expressão de opiniões e sentimentos.
1) a arte reflete, de modo geral, a cultura de um povo, expressada por suas práticas artísticas e os valores de sua época. é por meio dela que os seres humanos refletem sua criatividade, na qual sentimentos e emoções são traduzidos em diversas linguagens e suportes midiáticos distintos.
Ana Mae Barbosa enxergou nas artes muito além da estética, a criatividade ou seu potencial crítico e transformador. Viu nela a oportunidade de aprender e educar. No Brasil, é reconhecidamente a pioneira na propagação da arte-educação nas escolas do País, combatendo a noção de que só a elite pode produzir arte.
Esse período foi bem longo, indo de 500 mil a.C. (Paleolítico) a 10 mil a.C. (Neolítico), sendo que as primeiras expressões artísticas foram descobertas no período Paleolítico Superior – que aconteceu em 30 mil a.C. Quando saímos da arte pré-histórica, entramos na antiguidade, que é rica em arte.
Aqueles que interpretam as obras notam em primeira instância um conjunto de evidências perceptíveis, das quais ele tenta relacionar com o período histórico que foi concebida. ... A partir deste ponto é que a arte pode ser interpretada com um olhar contextual histórico, em que ela pode ser decifrada através da obra.