A partir de agora, veículos que não fizerem recall não vão poder ser licenciados nem transferidos. Ou seja, terão o documento bloqueado. ... E só será liberado depois que os documentos sejam regularizados. Medidas para incentivar o comparecimento ao recall são antigas.
Para retirar a notificação de recall e conseguir gerar o CRLV, é preciso entrar em contato com a concessionária, agendar a regularização do recall e, então, levar o veículo para realizar o reparo ou troca de peça.
Foto: Arquivo Tecnodata. O recall é uma medida de segurança que tem o objetivo de preservar o direito do consumidor. E, desde o dia 12 de abril, tem novas regras.
Você deve realizar o login no Portal de Serviços DENATRAN com Brasil Cidadão, ou Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. Após o login, você deve localizar no canto esquerdo da página o bloco "Consulta" (5º bloco) e ali clicar em "Recall" (2ª opção).
Problemas com o airbag, ar-condicionado, pneus, motor ou cinto de segurança podem representar um recall pendente do veículo. ... Quando isso acontece, a montadora é obrigada a convocar os proprietários do veículo para realizar gratuitamente o conserto do defeito.
Não: fábrica e concessionárias são obrigadas a realizá-lo durante toda a vida útil do automóvel, porque não existe prazo de validade para recall. Não importa se o anúncio do chamado estabelece um prazo (em geral de 180 dias) para que o carro seja levado à concessionária.
Quando o recall for realizado, os fornecedores terão que informar o Sistema Renavam sobre o atendimento em até 15 dias após o conserto. Então, será dada a "baixa" no veículo, indicando que ele compareceu ao chamado.
Depois que o proprietário do veículo comparece à concessionária e realiza o reparo do defeito, a concessionária informa à entidade que, por sua vez, registra a baixa do Recall no Renavam.
Caso haja dúvidas se o seu carro faz parte ou não dos veículos convocados, é possível fazer a consulta pela área de recall no site oficial da fabricante do veículo, no site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) ou no da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor).
Agendamento: contate o Centro de Atendimento Ford (CAF) pelo telefone 08 ou uma Concessionária Ford de sua preferência para confirmar se o seu veículo está envolvido nesta Campanha de Recall.