Construir duas casas em um terreno só não apenas é possível como também é uma prática relativamente comum em vários lugares. Isso porque, às vezes, o terreno tem bastante espaço. ... Ou seja, o proprietário pode querer construir uma casa para si e outra para um familiar.
A Lei Municipal 7.485, de 20.07.1998 permite que no caso de construção de casas geminadas, o terreno (imóvel) possa ser subdividido e feita a averbação de cada casa de forma separada, em cada terreno decorrente da subdivisão. ... O Funrejus também deverá ser recolhido para a averbação das construções.
Desmontar uma escada interna e fechar o acesso ao 2º andar (laje), Derrubar uma parece que separa um cômodo (Banheiro) da escada e unir os dois cômodos desmontando completamente o banheiro (retirar o azulejo, privada, etc) para criar uma sala. Construir banheiro no quarto do casal para tornar uma suíte.
Opção 1 - Casas geminadas Esse tipo de construção consiste em aproveitar ao máximo o espaço do terreno e o que dividir uma casa da outra é apenas uma parede assim portas nem janelas, desta forma as rolando um espaço do outro, mas a construção esse seria uma só.
O que é Parede geminada: É uma parede que divide duas casas iguais espelhadas na planta, porém faz a separação de duas casas com moradores diferentes compartilhando a mesma parede.
Agora há a possibilidade do cidadão conseguir desmembrar uma casa da outra, providenciar IPTU independente para cada unidade, registrar o imóvel em Cartório de Registro de Imóveis por unidade, evitando uma série de problemas que, não raro, desaguavam no gabinete de um advogado para resolver o litígio.
Se você quer dividir o espaço da sua kit entre sala e quarto, por exemplo, pode lançar mão de acessórios como cortinas ou ainda estantes. As peças vazadas vão deixar a luz passar caso apenas um dos lados tenha uma janela disponível.