Ainda que se distancie bastante dos tons mais clássicos escolhidos por madrinhas, o preto pode ser uma ótima escolha, pois cria um efeito incrível no altar ao fazer um contraste com o branco do vestido da noiva. Isso faz com que a noiva se destaque de forma muito elegante.
Evite também tonalidades muito clarinhas de bege, nude ou blush, pois a iluminação e uso contínuo de flashes, podem acabar fazendo com que seu vestido se assemelhe ao branco nas fotos do álbum. Tanto o branco quanto o preto, só estão liberados se fizerem parte do dress code do casamento.
Quem define as cores proibidas de cada altar é A NOIVA! E por costume, a regrinha básica é que branco e preto NÃO são permitidos no altar.
A cor preta remete a lembrança de luto, tristeza, porém quando usada adequadamente traz consigo um significado diferente, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância, e qual noiva não deseja ter isso em seu casamento?
Geralmente, não existe nenhum problema em usar preto nos casamentos - sempre e quando se trate de uma peça elegante e pouco excêntrica. No entanto, podem existir noivos que não se sentem cómodos com a ideia, pelo que é sempre recomendável perguntar ao casal se esta cor lhes importuna.
PARA MADRINHAS A regra é clara: evite o branco, independentemente de ser uma cerimônia menor e mais rápida essa regra permanece. Vestidos são bem-vindos, assim como blusas e saias. Tente evitar brilho, decotes, transparência e comprimentos muito curtos.
Os acessórios que pode usar a madrinha: a madrinha pode usar brincos, anéis, pulseiras, braceletes, colares, broches, pentes e tiaras. As peças devem sempre dialogar com o vestido. O local do casamento também influencia na escolha.
No casamento americano, os padrinhos (Groomsmen) entram pela lateral, após a entrada – também pela lateral – do Best man, que é o padrinho principal e do noivo. Já as madrinhas (Bridesmaids) entram pelo centro da igreja, e então a Maid of honor (daminha) e a noiva.