A melancia também pode ser congelada em fatias, mas pode acabar ocupando espaço demais. ... Você também pode congelar a melancia em suco ou purê dentro de um pote ou de forminhas de gelo. Basta bater e peneirar a fruta antes de congelá-la.
Cada fruta merece um cuidado diferente na hora de congelar (Foto: Rodrigo Maia/G1)TipoComo congelarMangaSem casca, sem caroço, ao natural, em pedaços.MaracujáAo natural, retirando a polpa e as sementes da casca.MelanciaEm pedaços para suco.MelãoEm pedaços com açúcar para fazer sucos. Colocar limão.
Alguns exemplos de frutas que podem ser congeladas são laranja, maracujá, graviola, melancia, morango e maçã. No entanto, a banana congelada não fica boa para fazer vitaminas, pois ela fica cremosa quando batida no liquidificador, mas pode ser uma boa opção como um sorvete natural de fruta.
Lavar as frutas muito bem. Para extrair o suco, colocar as frutas no liquidificador e cobrir com água potável. Bater e peneirar em seguida. Colocar a polpa ou suco concentrado em forminhas de gelo e levar ao freezer para congelar.
Assim como a maçã, a melancia deve ser congelada em pedaços e colocada dentro de um saco hermético. Ela também pode ser conservada pelo período de um ano, sem correr o risco de estragar.
Você pode congelar a melancia em pedaços para fazer sucos ou comer cogelada, como se fosse sorvete. Corte a melancia, remova sementes (se quiser) e a casca. Corte em cubos e coloque em recipiente hermético no freezer. Ela irá durar uns 12 meses no freezer sem estragar.
Exceto a banana e a pêra d'água, que não apresentam bons resultados após o descongelamento, todas as frutas podem ser congeladas. Antes do congelamento, lave-as muito bem, de preferência em água gelada, descasque e retire as sementes.
Congelar frutas individualmente: misturas para sucos
Hoje em dia, é possível encontrar a polpa do cambuci congelada (a fruta estraga rápido, porém congela superbem, aumentando muito sua vida útil) e também o fruto in natura, principalmente em feiras de produtores.
O sabor "azedinho" da fruta se deve ao alto teor de vitamina C e pode lembrar uma mistura de jabuticaba com limão. Além do consumo in natura, o cambuci é muito utilizado na produção de doces, bebidas, geleias, sorvetes e em receitas de pratos salgados.