Mas, apesar da fama, existem alguns peixes que você não pode comer de jeito nenhum. ... O alerta aponta que o peixe-gato, conhecido como bagre, contém hormônios, enguia, cavalinha, peixe-batata, badejo e atum contêm mercúrio, tilápia possui muita gordura e que panga e pâmpano-manteiga são de águas contaminadas.
Em seu ambiente natural costuma se alimentar a noite de uma grande variedade de presas como insetos, plâncton, invertebrados e peixes, mas também pode predar pássaros jovens, carnes e plantas apodrecidas.
O bagre é um peixe venenoso. Além disso, contém três "espinhos" ou "ferrões" nas nadadeiras laterais e na parte superior que podem machucar muito quando entram na pele. ... Por isso, muito cuidado com bagres que pescadores "largam" na beira da praia. Vivos ou mortos, são perigosos.
O peixe é uma fonte de proteínas e gorduras boas, como o ômega 3, que aumentam a produção das células de defesa do organismo, fortalecendo o sistema imune. Além disso, é um alimento rico em vitamina C e vitamina E, que contêm propriedades anti-inflamatórias, protegendo o sistema imune de possíveis inflamações.
O método de preparo mais comum é fritá-lo imerso em óleo, mas o bagre também pode ser grelhado, assado ou feito em frigideira. O bagre tem um sabor adocicado, leve e é menos denso que outros peixes. O bagre é consumido até mesmo cru, em files marinados em salmoura. Veja abaixo algumas variações de preparo deste peixe.
Costuma ficar em rios, pântanos, brejos, córregos e lagos, podendo permanecer nas margens enterrado na lama e próximo ou dentro da água. Prefere as tocas e cavernas como seu habitat. De hábitos noturnos e um predador inteligente, pode comer qualquer peixe que chegue mais perto, principalmente à noite.
Atinge comumente cerca de 70 cm, mas pode chegar a um metro, com peso de até dez quilos. Ocorre em rios, lagos e brejos de água doce, mas também pode sobreviver em águas salobras, nos tributário, nas regiões de mangue e estuários.
Clarias gariepinus. O Bagre-africano (Clarias gariepinus) é uma espécie de bagre da família Clariidae que é formada por bagres de respiração aérea.
O bagre, também chamado de peixe-gato, é um peixe que tem um ou mais pares de antenas, semelhantes aos bigodes de um gato, nos lados da boca. Essas antenas, conhecidas como barbilhões, são detectoras de vibrações e ajudam o peixe a localizar suas presas.
O Bagre na Culinária Sua carne quase não tem espinhas e os filés são mais grossos com consistência intermediária. Um filé de 159 gramas desse peixe contém cerca de 189 Calorias, 9,4 gramas de Gordura, 0 Carboidrato e 24,4 gramas de Proteína.