Deve-se colocar fogo em chama na ponta da vareta até que a chama se estabeleça, devendo permanecer acesa até que a ponta do incenso fique em brasa incandescente. Os ritos de origem Pagã, Celta e dos antigos habitantes do continente Europeu nos ensinaram que não se deve apagar a chama de um incenso assoprando.
Caso não queira ou não possa soprar as cinzas ao vento em um lugar afastado, o mais recomendável é que as coloque no lixo ou as deposite no vaso sanitário. Ao terminar a queima, pegue os restos do incensário e jogue-os fora se despedindo internamente daquilo que não lhe serve mais.
Quando os incensos produzem as ESPIRAIS, as energias do incenso estão abrindo um vórtice para a energia da solicitação entrar. 5. Quando a FUMAÇA NOS SEGUE: É necessário reafirmar a solicitação novamente, usando outros tipos de palavras, sendo mais claros e precisos.
Caso após um tempo você perceba que a pontinha do seu incenso já não está mais vermelha e o incenso já não libera mais a fumaça e o aroma realize o procedimento para acendê-lo novamente.
Encontre um local adequado para queimar o incenso. No entanto, ao mesmo tempo, você deve mantê-lo longe de janelas ou portas abertas, onde passa muita corrente de ar. É importante que não haja nada inflamável perto do incenso, como cortinas.
Para evitar que as más energias permaneçam e reflitam em um corpo cansado para o dia seguinte, o melhor a se fazer é acender incenso à noite. Tire uns minutos para deitar e descansar de olhos fechados, inspirando e expirando o aroma suave escolhido. A dica é optar por fragrâncias calmantes, como maracujá e lavanda.
Obs: Ao terminar a queima, pegue os restos do incensário e jogue-os fora se despedindo internamente daquilo que não lhe serve mais. O descarte pode ser feito soprando as cinzas ao vento em um lugar afastado ou as colocando no lixo ou no vaso sanitário.
Como dito no início do texto, o incenso serve para inúmeras tarefas, dependendo também da cultura onde é usado, mas no geral serve para: atrair bons fluídos, repelir más energias, invocar os deuses, meditar, ser a representação do elemento ar, purificar e aromatizar ambientes, terapias, energização, mostrar respeito, ...
Você pode colocar o incenso em um ângulo completamente vertical ou levemente inclinado. Caso o ângulo inclinado seja a sua preferência, lembre-se de deixar a ponta sempre dentro do perímetro do recipiente. Desse modo, ao acender o bastão, todas as cinzas cairão diretamente em seu interior, e não sobre a mesa ou o chão.