A tempestade é a mais perfeita oportunidade que o caos nos oferece. Deveríamos agradecer ao invés de nos queixarmos. Em se tratando de viagens, a viagem mais perigosa é aquela em que não sabemos aonde queremos chegar, e tão importante quanto saber o destino é saber como vamos realizá-la.
Uma tempestade isolada pode ser formada por uma única célula (unicelular), por várias células (multicelular) ou por uma supercélula. ... Uma tempestade unicelular pode durar menos de uma hora e as tempestades isoladas multicelulares ou supercelulares podem afetar uma região por várias horas.
Essas tempestades acontecem quando o ar quente e úmido sobe rapidamente para as áreas mais frias da atmosfera. Em seguida, o ar esfria, e formam-se as nuvens e a chuva. Os raios, que são uma forma de eletricidade, se desenvolvem dentro das nuvens. À medida que aquecem o ar, este se dilata, provocando o som do trovão.
Qual o efeito das tempestades sobre o clima? As tempestades são como gran- des trocadores de calor. Ou seja, o ar que próximo ao chão encontrava-se, em dias de verão, a quase 40 °C, pode ser transportado até o topo da tempestade onde pode chegar com a temperatura de -70 °C.
Uma tempestade é um fenômeno ou agitação atmosférica de caráter violento, que possui curta duração e pode vir acompanhado de ventos fortes, chuva, granizo, relâmpagos e raios. Normalmente, a tempestade está associada à formação e crescimento das nuvens do tipo cumulonimbus.