O acrônimo Puva designa a utilização de 8–metoxipsoraleno oral seguida da exposição à radiação ultravioleta A (RUV–A), modalidade conhecida como fotoquimioterapia. Atualmente também denomina a terapia com qualquer psoraleno, oral ou tópico, e qualquer fonte de radiação, tanto artificial quanto o sol.
Psoralênicos é o termo usado genericamente para descrever compostos chamados furocumarínicos, encontrados em plantas. São substâncias que, quando estimuladas pelo UV, se ligam às bases pirimidínicas do DNA celular, iniciando as reações fotoquímicas na pele.
A fototerapia UVB utiliza radiação ultravioleta para tratar diversos tipos de dermatoses. Existem técnicas que empregam a radiação ultravioleta do tipo A (UVA) e outros que utilizam a do tipo B (UVB). A fototerapia UVB – Narrow Band faz uso de exposições controladas e repetidas à radiação ultravioleta do tipo B.
A escolha do método de fototerapia a ser utilizado dependerá de quais partes do corpo a psoríase afeta. Ambos são administrados a longo prazo, em 3 a 5 sessões de terapia por semana, ao longo de 2 a 3 meses.
Utiliza a administração VO (via oral) de uma droga fotoativa, o 8-metoxi-psoraleno (8-MOP), seguida de exposição a radiação UVA, ondas entre 3 mm. Método altamente eficaz no tratamento de psoríase.
A fototerapia está contraindicada quando o paciente apresenta as seguintes doenças ou história clínica: a) xeroderma pigmentoso; b) albinismo; c) dermatoses fotossensíveis, como lúpus eritematoso; d) pênfigo e penfigoide bolhoso; e) antecedentes pessoais e/ou familiares de câncer de pele (melanoma e não melanoma).
A fototerapia utiliza a luz UV para destruir as células cancerígenas da pele. Este é um tratamento útil para algumas pessoas com linfomas de pele que não são muito espessos. Dois tipos de radiação UV - raios ultravioleta A (UVA) e raios ultravioleta B (UVB) - podem ser utilizados para tratar o linfoma de pele.
Diferente de outros tratamentos que costumam ter o preço elevado, a fototerapia é considerada um procedimento de baixo custo, o que torna acessível o tratamento mesmo para quem precisa de maior exposição à luz para melhor resolver o seu problema. Cada sessão varia de R$ 10 a R$ 50 dependendo do local ofertado.
EMENTA: Fototerapia é uma opção terapêutica de uso médico; sua execução somente pode ser delegada a profissional da área de saúde, desde que indicado e sob a supervisão obrigatória do médico. acordo com a Lei nº 12.842/13.
A fototerapia consiste na utilização de luzes especiais como forma de tratamento, sendo muito utilizada em recém-nascidos que nascem com icterícia, um tom amarelado na pele, mas que também pode ser útil para combater rugas e manchas na pele, além de doenças como psoríase, vitiligo eczema, por exemplo.