Na matemática, os pontos representam as classes (unidades, dezenas, centenas, milhar..), por exemplo: 40.000. Já as vírgulas, representam as casas decimais como 8,0 (que é o próprio oito) para 80, e etc.
Isso remanesceu em uso comum como uma barra inferior em dígitos sobrescritos, especialmente no tocante aos valores de preços monetários. Por exemplo, 9995, "sem" um separador decimal. ... Por esse motivo, a vírgula foi escolhida como separador decimal.
Ou seja, alinham-se os dois números pela casa da direita e inicia-se a multiplicação como se fossem números inteiros. Após realizar a multiplicação, é só colocar a vírgula no lugar certo do resultado: o número resultante terá tantas casas decimais quanto forem a soma do número de casas decimais dos fatores.
As casas decimais são contadas a partir da vírgula, por exemplo o número 12,451 possui três casas decimais, ou seja, três algarismos após a vírgula.
A vírgula separa a parte inteira da parte decimal, facilitando a compreensão do valor posicional de cada algarismo. Observe o seguinte exemplo: ... No número 7,132 o algarismo 2 equivale a dois milésimos.
Alterar o caractere usado para separar milhares ou decimais
Os números decimais são formados por uma parte inteira e outra fracionária ou somente pela parte fracionária. ... Alguns números decimais representam frações que possuem denominador igual a 10, 100, 1000, 10 000 e etc. Observe como lemos e como representamos: Agora vamos ver que o nosso dinheiro é um número decimal.
A vírgula separa a parte inteira da parte decimal, facilitando a compreensão do valor posicional de cada algarismo. ... No número 7,132 o algarismo 2 equivale a dois milésimos.
Passo 1: Contar as casas decimais do divisor e do dividendo e escolher o maior entre esses números; Passo 2: Calcular a potência 10n, sendo n o número escolhido no passo anterior; Passo 3: Multiplicar divisor e dividendo pelo resultado dessa potência; Passo 4: Realizar a divisão propriamente dita.
Também é possível transformar um número decimal em uma fração decimal. Para isto, toma-se como numerador o número decimal sem a vírgula e como denominador a unidade (1) seguida de tantos zeros quantas forem as casas decimais do número dado. Como exemplo, temos: 0,5=5/10.