Para que serve o PJe? É dentro do Processo Judicial eletrônico – PJe que os advogados podem fazer petições e acompanhar o andamento de um processo, que o perito publica seus laudos e que um juiz pode aplicar sua sentença, dar despachos e decisões, por exemplo.
Processo eletrônico é o processo no qual todas as peças processuais (petições, certidões, despachos, etc.) são virtuais, ou seja, foram digitalizadas em arquivos para visualização por meio eletrônico. Assim, não há utilização de papel. Neste caso, diz-se que os autos do processo estão digitalizados.
Acesso com certificado digital
No painel do advogado no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), o menu Processos/Pesquisar/Consulta Processo de Terceiros direciona o usuário para a consulta processual pública.
O recebimento dos processos via Pje no TST teve início no dia 1º de março, com a configuração do Conector PJe. A princípio, somente os processos classificados como Recurso de Revista (RR) e Agravos de Instrumento (AIRR) distribuídos à presidência do TST serão recebidos pelo Sistema.