Seu uso, até o final do século XIX, era principalmente para fornecer combustível para iluminação das casas e ruas, como lubrificante, e na fabricação de sabão e até mesmo margarina.
Na parte oca, o arpoador colocava estopim com espoleta, duas bananas de dinamite e papel picado, tudo socado em pedacinhos. "O cano era fechado com tijolo maciço, para a carga não sair pela culatra", diz. Para completar o ritual sangrento, eram colocadas cabeças de fósforos, enquanto a ponta do estopim era descascada.
Apesar do óleo de baleia não ter hoje valor comercial que justifique a caça, a carne da baleia é considerada um acepipe no Japão e na Noruega, pelo que a caça agora é cada vez mais dirigida para o consumo humano da carne. ... A espécie mais caçada hoje é a rorqual-anã-austral, a mais pequena de entre os balenopterídeos.
A exploração das baleias em larga escala teve início no século 9, no Atlântico Norte, próximo ao litoral espanhol. Naquele período, a perseguição era realizada em pequenos botes e a captura era feita com auxílio de lanças e arpões. Já no século 19, grandes navios, chamados de baleeiros, começaram a ser utilizados.
O azeite era empregado para diversos fins: na iluminação, na impermeabilização de navios e barcos, fabrico de velas, sabões e outros produtos. No Brasil, o óleo de baleia era vendido a alto preço, embora tivesse qualidade inferior ao de oliva.
A resposta vem do FMI: "Quando morrem, afundam no fundo do oceano; cada grande baleia sequestra 33 toneladas de CO2 em média. Elas retiram esse carbono da atmosfera por séculos.
Antes de descobrir que havia depósitos riquíssimos de energia embaixo da terra, o homem usava a natureza ao seu redor como combustível. Além das baleias (e pinguins, também usados na produção de óleo de iluminação), a descoberta do petróleo evitou que florestas se tornassem montes de lenha.
Em 1986, a Comissão Baleeira Internacional, formada por mais de 80 países, decidiu decretar uma moratória (ou seja, uma suspensão) na baleação pelo mundo – o termo técnico para a caça de baleias. "Pesca" não é correto porque elas são mamíferos, e não peixes.
A exploração dos grandes mamíferos marinhos remonta ao século XII pelos bascos, no golfo da Gasconha. No século XVII, a baleação seguiu para o Ártico. A história da caça de baleias no Brasil remonta à época colonial, desenvolvida principalmente nas antigas armações baleeiras da Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
As barbatanas eram utilizadas na confecção de indumentárias femininas e masculinas, como os espartilhos, saias, chapéus e em artefatos de batalha. Os ossos eram usados para a construção civil e, principalmente a partir do século XVIII, para produção de móveis.