A razão kappa/lambda do Freelite® é tão importante para o diagnóstico e monitoramento do MM, quanto os níveis de cadeias leves kappa e lambda. Quando o nível de kappa ou lambda é muito alto e a outra cadeia leve é normal ou baixa, então a razão é anormal e indica que o Mieloma Múltiplo está ativo.
As moléculas de imunoglobulinas normais são constituídas de duas cadeias pesadas idênticas (a,d,e,g,m), que definem as classes de imunoglobulinas, e duas cadeias idênticas de cadeias leves: kappa (k) ou lambda (l).
A relação Kappa/Lambda (K/L) é um indicador sensível de clonalidade. O aumento da cadeia leve causado por uma doença plasmocitária, geralmente, se deve ao aumento de apenas um tipo de cadeia leve, acompanhado da supressão medular da produção da outra cadeia leve, alterando a relação K/L.
Mieloma é um câncer das células produtoras de sangue da medula óssea. As células afetadas são os plasmócitos, um tipo de leucócito que produz o anticorpo imunoglobulina. O mieloma costuma ser chamado de múltiplo porque normalmente cresce em várias porções ou áreas no osso.
Partindo desse conceito, o mieloma múltiplo é classificado em subtipos:
Existem dois tipos de cadeias leves e nos referimos a elas como kappa e lambda. Cada plasmócito produz apenas um tipo de cadeia pesada e um tipo de cadeia leve. Ao todo existem 10 subtipos de imunoglobulinas normais.
As duas cadeias pesadas são cadeias maiores, e as duas cadeias leves são cadeias menores. Elas estão dispostas em formato que lembra a letra Y. Observe a estrutura de um anticorpo, uma glicoproteína importante para a defesa do nosso corpo. Cada cadeia leve está ligada a uma cadeia pesada por pontes de dissulfeto.
O que Significa Proteína Monoclonal (Proteína M)? A proteína M é um anticorpo – ou parte de um anticorpo – que pode aparecer nos exames de sangue e / ou urina, e sua presença pode significar diferentes fatores. Nos cânceres de sangue, como o mieloma , o 'M' significa monoclonal.