Serve para avaliar a força muscular isométrica (estática) do indivíduo, podendo ser realizados testes de dinamometria torácica, dorsal, dos membros inferiores e de preensão manual16.
É uma análise muscular, realizada por meio de um aparelho chamado Dinamômetro Isocinético Computadorizado, que registra o trabalho realizado através do movimento articular e, assim, identifica os possíveis desequilíbrios e déficits musculares que levam ao desgaste prematuro das articulações, fornecendo-nos dados de ...
Como é feito o exame de dinamometria Força isométrica - mede a potência do músculo estático. Pra isso, o paciente puxa as alças ou alavancas do dinamômetro e fica um tempo parado, só fazendo força. A isometria é bastante usada nos exames de membros superiores.
A dinamometria manual é um teste funcional do músculo esquelético que vem recebendo uma crescente atenção de clínicos e pesquisadores da área de saúde nos últimos anos. Recentemente, tem merecido atenção como indicador do estado nutricional, particularmente para pacientes internados.
O teste de uma repetição máxima (1RM) é um procedimento freqüentemente utilizado para deter- minar a força muscular máxima, tanto de membros superiores quanto de membros inferiores (MAYHEW, et al., 1995).
Avaliação da força muscular é um conjunto de métodos utilizados para avaliar, identificar e melhorar músculos ou grupos musculares do paciente. Segundo Kendall et al (1995), a avaliação da força muscular é uma parte integrante do exame físico.
O teste de força dinamométrica serve para avaliarmos a força isométrica (estática) do indivíduo, podendo ser realizados os testes de dinamometria manual, do tórax, lombar e dos membros inferiores. Sua realização necessita de aparelhos especiais, os dinamômetros (KIOSHIYA, 2002).
Gente, o dinamômetro é usado por fisioterapeutas pra medir a força dos pacientes durante uma avaliação física. Aí, com o resultado, os profissionais descobrem se o músculo precisa ou não ser trabalhado!
Para uma correta aplicação do teste de dinamometria manual é necessário seguir um conjunto de recomendações, sendo elas: posição para realização do teste, instruções, número de medidas, período de descanso entre as tentativas, duração do tempo de contração, aquecimento pré-teste e posição da alça.
A avaliação do grau de força muscular nesses casos acontece com o auxílio de instrumentos como a ultrassonografia, que mostra as alterações da massa muscular. Um documento da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) indica o uso da escala do Medical Research Council (MRC).