"Cárdio ou treinamento cardiovascular pode ser definido como todo exercício físico que aumenta a frequência cardíaca. O principal objetivo desse tipo de treino é adquirir resistência física através do fortalecimento do sistema cardiovascular", explica Lucas da Costa Gomes, professor da Smart Fit.
Fonte de carboidrato, o arroz ainda fornece energia, outro combustível importante para o processo de recuperação da musculatura. Quanto e quando consumir: 1 concha de feijão e 2 colheres (sopa) de arroz, de três a quatro vezes por semana.
O que é um exercício cardio mesmo? Esse "cardio" aí refere-se a "cardiovascular". São as atividades aeróbicas, que aumentam as frequências cardíaca e respiratória de uma pessoa – geralmente, envolvem movimentos repetitivos usando grandes grupos musculares.
Não há nada de errado em fazer cardio antes da musculação, especialmente se você quer manter a forma. E exercitar-se é uma ótima maneira de preparar seu corpo para o movimento, então você pode começar com cardio, mesmo se estiver priorizando o treinamento com pesos.
Dependendo da quantidade de gordura corporal você precisa perder, comprometa pelo menos 3 meses de dedicação a causa e terá resultados. Para incentivar e motivar o projeto saudável, tire fotos e faça a pesagem do antes e depois e acompanhe de perto o consumo de calorias e das atividades físicas.
Estimativa da Energia Queimada5 minutos43 Calorias514 Calorias10 minutos86 Calorias1029 Calorias15 minutos129 Calorias1544 Calorias30 minutos257 Calorias2058 Calorias
"O cardio pode ser feito todos os dias se for de baixa intensidade; quanto maior a intensidade, menos frequentemente você pode realizá-la." Quanto ao tempo desses exercícios, depende, mais uma vez, de seus objetivos. Se você quer melhorar a força, pode limitar seu cardio a 10 a 15 minutos para aquecer", diz Ghuman.