Sua finalidade é evitar a troca do ar de dentro do carro com o ambiente externo. Ela pode ser utilizada principalmente em dois casos: Primeiro, quando o carro está muito quente: aciona-se a recirculação do ar-condicionado para acelerar o processo de refrigeração.
O ícone, na maior parte dos automóveis, é de um carrinho com uma flecha dentro. Poucos motoristas, porém, sabem o que ele significa. É o botão de recirculação do ar condicionado. Se ele estiver acionado, o ar ficará somente dentro do veículo.
Quando vc abrir o capô, olha na direção da correia (na verdade, a correia que aparece logo em cima é a CORREIA DO ALTERNADOR... A correia dentada fica mais p/ dentro do motor... Não dá p/ ver...). Abaixo da direção da correia, um pouco mais a frente, fica instalado o compressor do ar condicionado...
Se a temperatura do carro estiver muito alta, é importante ligar o ar-condicionado e deixar as janelas abertas por uns minutos para realizar troca do ar da cabine. Deixar o ar muito quente sair e o mais frio circular pela cabine. Mas os vidros não devem permanecer abertos. Isso reduz a eficiência do sistema.
Portanto, você pode ligar o motor do seu carro mesmo que o ar-condicionado esteja ligado, desde que o veículo não tenha mais de 15 anos de uso. "Uma dica é deixar o seletor no modo ventilação, com o ar desligado, quando o destino estiver próximo.
Entretanto, é importante refutar a ideia de que esse gás acaba ou fica velho. Isso é mentira! O gás do ar-condicionado não é igual ao gás de cozinha, de botijão, pois ele não acaba. Quando isso acontece, é por algum problema de vazamento, que deve ser investigado antes da carga de gás no ar automotivo.
"O correto é ligar só a ventilação inicialmente, direcionando o ar para os pés, mas deve-se fazer isso com o carro parado. O arrasto gerado pelo carro em movimento irá dificultar a saída do ar quente", explica.
"Retirando a massa de ar quente, a pessoa já começa a sentir o conforto térmico entre três e cinco minutos e aí é só bloquear a entrada de ar externo e ajustar a ventilação", diz o especialista. "Se não abrir as janelas e portas antes e a recirculação de ar estiver acionada, o mesmo processo pode levar até 40 minutos".
Redução do ar e demora para gelar Além disso, se o ar anda demorando cerca de 5 a 10 minutos para começar a fazer efeito, a causa pode estar no vazamento do gás refrigerante, o qual é responsável pelo resfriamento dos ductos por onde passa o ar.