A eletroacupuntura possui ação analgésica e anestésica, sendo muito utilizada em casos como espasmos musculares, dores de cabeça e cólicas. Como essa técnica ajuda a equilibrar as energias do corpo, ela auxilia na contenção de doenças de pele, como a acne, e respiratórias, como a asma.
A eletroacupuntura é um tratamento que usa a acupuntura como base, ramo da medicina tradicional chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo para obter diferentes efeitos terapêuticos.
Uma vantagem da eletroacupuntura é que um praticante não tem que ser tão preciso com a inserção de agulhas. Isso ocorre porque a corrente entregada através da agulha estimula uma área maior do que a agulha em si. Outra vantagem é que eletroacupuntura pode ser empregada sem o uso de agulhas.
Para o que Moxabustão é indicado?
Recorrentemente, operadoras de planos de saúde costumam negar a Estimulação Elétrica Transcutânea (EET - codificação TUSS 31602185) realizada por fisioterapeuta.
O HaiHua é um novo tratamento terapêutico, que combina a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) com a tecnologia eletrônica, buscando assim, o equilíbrio interno dos órgãos. As agulhas são substituídas por dois eletrodos, que conduzem uma onda eletrônica pelo corpo.
Enquanto acupressão e acupuntura são ambas técnicas que visam estimular pontos de acupuntura, os dois procedimentos variam em como a estimulação ocorre. Na acupuntura, agulhas ultrafinas são inseridas na pele do paciente, enquanto a acupressão utiliza massagem e pressão manual para estimular as mesmas áreas.
Marcia Lika Yamamura, explica quais são os tipos de acupuntura mais utilizadas no Brasil atualmente e comenta a finalidade de cada uma delas: