Usos. É usado principalmente como corante para alimentos (ver legislação pertinente atualizada), em tintas de impressão, como corante biológico e na produção de produtos corantes da placa bacteriana em dentes.
Lista dos principais aditivos a evitarE102 Tartrazina - Corante AmareloLicores, fermentados, cereais, iogurte, gomas, balas, caramelosE124 Corante VermelhoRefrescos, gelatina, gomas, balas, geleias, compotas, bolachasE133 Corante Azul BrilhanteLaticínios, balas, cereais, queijos, recheios, gelatina, refresco
Os corantes alimentícios são utilizados há muitos séculos para conferir cor e tornar os alimentos mais atrativos e saborosos. Inicialmente, os corantes utilizados eram de origem natural (vegetal, animal ou mineral), como as especiarias e os condimentos.
- Vermelho Eritrosina: Tinta do alcatrão de carvão Usado em pós para gelatinas, laticínios, refrescos, geléias. Consumo excessivo pode causar aumento de hormônio tireoidano no sangue em níveis para ocasionar hipertireoidismo.
O dióxido de titânio é um pigmento branco inorgânico, bastante usado em cosméticos, tintas e corantes de alimentos. Tem uso bastante comum também em bloqueadores solares, em virtude de sua propriedade física de barrar a radiação da luz solar.
O dióxido de titânio é um corante presente em balas, doces, gomas de mascar e até pão. Um estudo feito por uma universidade norte-americana concluiu que essa substância prejudica o funcionamento do intestino e reduz a absorção de vitaminas.
Quais são os prejuízos para a saúde? Quando consumidos em excesso, esses aditivos podem causar alergias, doenças cardiovasculares, além de doenças no intestino, problemas gástricos e até doenças mais graves como câncer.