A vitamina A é necessária para manter a pele, a vista e o sistema imunológico saudáveis. Enquanto, a vitamina E previne os danos dos radicais livres e ajuda a fortalecer as células, a vitamina C auxilia no crescimento saudável das células de ossos, dentes, gengiva, ligamentos e vasos sanguíneos.
Vitaminas são elementos indispensáveis à vida
Por se tratar de uma substância que conta com uma ação antioxidante, "a vitamina A é benéfica para o combate à acne, além de inibir a carcinogênese, ou seja, a formação do câncer, combater à anemia, evitar úlceras de pele, melhorar a imunidade e evitar a periodontite", afirma Sylvana Braga.
Vitaminas lipossolúveis: são as vitaminas A, D, E e K. Entenda as funções de cada uma delas. Como explicou a nutricionista Carine Rodrigues, as vitaminas lipossolúveis são solúveis em gorduras, ou seja, precisa de alimentos ricos em gorduras boas e óleos essenciais para serem absorvidas no organismo.
As vitaminas são substâncias orgânicas indispensáveis para a saúde do corpo humano. Elas auxiliam no metabolismo celular ao favorecerem reações químicas que permitem a absorção dos nutrientes.
As vitaminas trazem diversos benefícios para o corpo humano. Além de propiciar uma alimentação saudável, elas são essenciais para a realização de algumas tarefas vitais, como fortalecer os ossos e a visão. Esses são aqueles nutrientes que o organismo não produz e por isso precisam ser adquiridos.
1. Vitaminas lipossolúveisVitaminaFunçõesFontesE (tocoferol)AntioxidanteÓleos vegetais, cereais integrais, verduras de folha verde e nozesKContribui para a formação de fatores de coagulação Auxilia a vitamina D a sintetizar uma proteína reguladora nos ossosBrócolis, couve de Bruxelas, repolho e espinafres
As vitaminas são substâncias que o organismo não tem condições de produzir e, por isso, precisam fazer parte da dieta alimentar. Suas principais fontes são as frutas, verduras e legumes, mas elas também são encontradas na carne, no leite, nos ovos e cereais.
A principal causa da carência de vitamina A é uma inadequada ingestão de alimentos ricos em vitamina A, como cenouras, ovos, brócolis ou fígado, por exemplo.
O consumo excessivo de vitamina A provoca queda de cabelo, lábios rachados, pele seca, enfraquecimento dos ossos, dores de cabeça, elevações dos níveis de cálcio no sangue e um distúrbio raro caracterizado pelo aumento da pressão dentro do crânio, denominado hipertensão intracraniana idiopática.