Vá em paz que a lúnula te libertou. Esse é o nome da região esbranquiçada da unha encravada em sua mente infantil. Ela representa a parte visível da matriz, parte em que ocorre a produção da queratina que forma as unhas.
Lúnula (Do latim "pequena lua") é a "meia-lua" com aspecto de crescente, de tom mais claro na base da unha, sendo a parte visível da raiz da unha. A lúnula é descrita como um reflexo da queratinização parcial das células nessa região.
A mancha branca na unha, também conhecida por leuconíquia, não é considerada uma doença, e normalmente não tem sintomas associados, sendo apenas um sinal que indica uma alteração na estrutura da unha, que só é motivo de preocupação se aparecer com muita frequência.
Esbranquiçadas Com a queda da taxa de albumina, substância proteica fabricada no fígado e liberada no sangue, a lúnula cresce, dando à unha um aspecto opaco.
Olá, esse padrão é normal nos seres humanos. A lúnula fica mais exposta no polegar e vai diminuindo sua exposição nos dedos seguintes ate desaparecer. Fique tranquilo, isso é normal.
Lixar a superfícia das unhas elimina as manchinhas brancas "Não existe nenhum tratamento específico para tirar essas manchas, mas ficar um tempo sem esmalte é a dica principal para que as unhas respirem e, assim, elas desapareçam", explica Andreza.
A matriz estéril se encontra distal à lúnula no leito ungueal e é responsável pela aderência da unha em seu leito e pela sua produção secundária. A lesão dessa região causa deformidades. A lúnula tem esse aspecto leitoso devido à presença de núcleo nas células da matriz germinal.
Isso pode indicar alguma deficiência de vitamina ou alguma outra coisa? Olá, esse padrão é normal nos seres humanos. A lúnula fica mais exposta no polegar e vai diminuindo sua exposição nos dedos seguintes ate desaparecer. Fique tranquilo, isso é normal.
Eponíquio: É uma dobra que recobre a porção proximal da unha. Hiponíquio: Camada da epiderme que se localiza abaixo da borda livre da lâmina ungueal e faz a junção entre o leito ungueal e a pele.
Unhas viradas para cima Geralmente, essa condição é um sinal de que a circulação sanguínea não está conseguindo chegar corretamente ao centro da unha, podendo ser um sintoma de falta de ferro, problemas cardíacos ou hipotireoidismo, por exemplo.