oxidase é um teste bioquímico utilizado para a identificação de bactérias gram-negativas como bactérias do gênero Neisseria, para distinguir a família Enterobacteriaceae e outros cocos e bacilos gram-negativos (oxidase negativa). o teste é feito em tiras reagentes que quando oxidada fica com uma coloração púrpura ...
Oxidase positiva: cor púrpura forte que aparece rapidamente em menos de 15 segundos; Oxidase positiva lenta: reação fraca que aparece entre 15 segundos a 1 minuto. Pode ocorrer com Complexo Burkholderia cepacia e Stenotrophomonas maltophilia; Oxidase negativa: coloração inalterada do inóculo.
O teste da oxidase é baseado na produção intracelular da enzima oxidase pela bactéria, presente no citocromo c. Ajudando a distinguir entre bactérias oxidase positiva e oxidase negativa (Figura 3).
Função. É a última proteína da cadeia transportadora de elétrons. Recebe um elétron de cada uma das moléculas de citocromo c e transfere-os para uma molécula de oxigénio, convertendo assim o oxigênio molecular em duas moléculas de água.
Testes de Metabolismo Pesquisa da Oxidase: utiliza-se para diferenciar o género Neisseria (oxidase positiva) de outros cocos gram negativos e para distinguir a família Enterobacteriaceae (oxidase negativa), de outros bacilos gram negativos (oxidase positiva).
aeruginosa é sempre oxidase positiva.
Finalidade: A presença da catalase permite separar os estreptococos catalase negativa de outros cocos Gram-positivos produtores de catalase, por exemplo, estafilococos. A enzima catalase converte o peróxido de hidrogênio em oxigênio e água. A liberação do oxigênio se observa pela formação de bolhas.
A Citocromo Oxidase P450 3A4 (CYP3A4) é a mais comum e versátil das enzimas do grupo das CYP, que atua no fígado catalisando a oxidação de compostos xenobióticos como fármacos e toxinas, possibilitando assim a sua eliminação do organismo.