Impedância elétrica é a medida da capacidade de um determinado circuito, de resistir ao fluxo de uma determinada correte elétrica, quando aplicada tensão em seus terminais. Ou seja, é a forma de medir a maneira como a eletricidade "percorre" em cada elemento químico.
Impedância no Sistema Magnético Re-entrante AuFe 18 at% Impedância, Z (,T,H), é a função resposta de um material condutor submetido a uma corrente alternada, I (), tal que: V(,T,H) = Z (,T,H) . I ()
Fórmulas
Reatância (AO 1945: reactância) é uma oposição natural de indutores ou capacitores à variação de corrente elétrica e tensão elétrica, respectivamente, de circuitos em corrente alternada. É dada em Ohms e constitui, juntamente com a resistência elétrica, a grandeza impedância.
No entanto, é importante pontuar que a impedância não afeta apenas a altura do áudio, por isso, não basta escolher um modelo com baixa impedância e ter um som alto e de qualidade. Na verdade, para quem quer um bom fone de ouvido para o dia a dia, é recomendado a escolha de um com 32 Ohms, em média.
Quanto mais baixa a impedância do amplificador (mais sensível, ex: 1 ohm) , ele "manda" menos potência e consome um pouco menos que um amplificador com uma impedância alta (menos sensível, ex: 2 ohms).
A impedância é a resistência (ou oposição) de um circuito à corrente alternada e sua unidade de medida é o "ohm". Para calculá-la, deve-se conhecer o valor de todos os resistores e a impedância de todos indutores e capacitores do circuito. A impedância é representada pela letra Z e é medida em Ohms (Ω).
As chamadas Faltas ou Defeitos de Alta Impedância (HIF – High Impedance Faults) são defeitos em alimentadores da distribuição ou cabines de Média Tensão (MT) onde a amplitude da corrente é reduzida podendo ficar abaixo dos valores que sensibilizem elos fusíveis e relés de sobrecorrente.
Correntes de curto-circuito Ou seja, o ângulo da impedância complexa é igual ao ângulo da corrente de curto-circuito fase-terra. Seja a impedância reduzida equivalente de Thevenin no ponto de falta igual a Z1Ðq.
A capacitância de um capacitor pode ser calculada pela razão da carga do capacitor acumulada pela sua diferença de potencial elétrico (ddp) entre suas armaduras.