A imagem pessoal nada mais é do que buscar transmitir as suas qualidades através de elementos mais visuais. Como dito anteriormente, isso não se restringe somente as roupas. É um conjunto capaz de gerar maior credibilidade ao profissional.
É composta por comportamentos, hábitos, posturas, ética, conhecimentos, habilidades e competência. A credibilidade significa que uma boa imagem pessoal passa por transmitir confiança ao cliente, a qual se vai mantendo ao longo do tempo, e que vem da consistência dos resultados com a satisfação do cliente.
Seu estilo e sua imagem pessoal são poderosas ferramentas de comunicação não verbal e exercem forte influência na maneira como você é percebido, são responsáveis pela coerência das mensagens que você deseja transmitir e, por isso, determinam muito a forma como os outros respondem você.
Vale ressaltar os três aspectos básicos que compõem uma boa imagem pessoal: aparência, linguagem corporal e expressão facial. Faça o possível para estar sempre bem-vestido e adequado à ocasião, além de adotar uma postura física firme e ereta.
Atualmente, a imagem profissional é muito importante para quem quer ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo crescer dentro da empresa. ... Em resumo, a imagem profissional são diversas qualidades de uma pessoa que conseguem representar a sua personalidade e competência no ambiente de trabalho.
Imagem profissional é um conjunto de qualidades que representam percepções sobre sua competência e personalidade. Em outras palavras, é como as pessoas vão enxergar e lembrar de você no ambiente de trabalho.
Como construir uma boa imagem pessoal e profissional?
Mantenha a postura ereta ao ficar de pé: ombros para trás e cabeça erguida demonstram confiança. Ao conversar com as pessoas, mantenha sempre contato visual. Evite cruzar os braços ou apoiá-los na cintura, pois isso pode transmitir passividade e desinteresse na conversa.