Ouça em voz altaPausar"A História da Educação fornece aos educadores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. ... Em outras palavras estudamos o passado para entender o presente e o passado em si mesmo, pois podemos compará-los, mas não julgá-los.
Ouça em voz altaPausarA História enquanto disciplina escolar surgiu no Brasil a partir do século XIX, abrangeu parte do período imperial e o início da República, inspirada no modelo francês, pautava-se na formação cultural das elites, privilegiando feitos e heróis nacionais, os conteúdos abordavam as práticas cotidianas como: ritos cívicos: ...
Ouça em voz altaPausarO processo de educação do homem foi fundamental para o desenvolvimento dos grupos sociais e de suas respectivas sociedades, razão pela qual o conhecimento de sua história e experiências passadas é essencial para a compreensão dos rumos tomados pela educação no presente.
Ouça em voz altaPausarA partir deste conhecimento da História da Educação é possível compreender de onde veio a estrutura do Ensino Público no país e fazer relações entre a educação da época do Brasil Colônia e do Império e a Educação Pública dos dias de hoje.
Ouça em voz altaPausarA história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. ... Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
Ouça em voz altaPausarHistória é a ciência que estuda as ações humanas ao longo do tempo. O trabalho do historiador inclui uma análise minuciosa dos documentos que permitem o estudo do passado.
1928 Ouça em voz altaPausarEm 1928, era introduzida a disciplina História da Educação no currículo da Escola Normal do Rio de Janeiro.
Ouça em voz altaPausarNo mundo antigo, a educação teve como centro a família. ... A educação da criança, a princípio, era de responsabilidade da mãe até aos sete anos e, a partir desta idade, o pai é quem conduziria a educação, que era de forma rígida e abarcava a moral até os estudos das letras.