A garrafa PET já faz parte do cotidiano, sendo utilizada para embalar praticamente todos os líquidos, de remédios a bebidas. Mas ela também pode ser encontrada em outros tipos de embalagens e em outros setores da indústria, como o têxtil, que usa o material como matéria-prima para a fabricação de tecidos.
Na reciclagem, as garrafas são trituradas em chips que são então esterilizados e vendidos a empresas que produzem artigos feitos a partir de plástico reciclado. Esta fase do ciclo de vida pode ficar muito interessante, uma vez que estes chips de plástico podem ser utilizados para tudo, de cobertores de lã a tênis.
A reciclagem feita tanto por empresas como pelas pessoas em casa ajuda muito a preservar o meio ambiente. Virando produtos totalmente novos ou itens de decoração, como vasos, luminárias, cortinas e tecidos, o reaproveitamento das garrafas PET agrega novo valor ao material.
História a garrafa PET O PET é um tipo de resina termoplástica da família dos poliésteres. Ele é muito utilizado como fibra sintética, matéria-prima de embalagens, e resina para engenharia, em combinação com a fibra de vidro.
A resina de PET é derretida para criar uma forma similar a de um tubo de ensaio que foi projetado com a capacidade de assumir qualquer formato ou espessura. A boca do gargalo já está presente em sua forma final e recebe uma tampa no final do processo de produção. Então chamamos a PET nesse primeiro formato de preforma.
Reciclagem mecânica
Ao implantar um sistema de logística reversa da garrafa PET é possível reciclar essas embalagens. Com isso será gerado empregos, renda, além de diminuição de custos para as empresas que se utilizam deste processo. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do PET – ABIPET a taxa de reciclagem é de 51%.
Reciclar ajuda na conservação de recursos naturais como madeira, água e minerais, reduzindo a necessidade de extração de novas matérias-primas. ... Exemplos de coisas que podem ser recicladas incluem jornais, revistas, caixas de leite, latas de aço, alumínio, garrafas, vidros e frascos plásticos e muitos outros.
Polietileno Tereftalato PET é a sigla utilizada para Polietileno Tereftalato, um polímero termoplástico desenvolvido por dois químicos britânicos, John Rex Whinfield e James Tennant Dickson, em 1941. Ele é utilizado, principalmente, na forma de fibras para a indústria têxtil e de embalagens para bebidas.
Polietileno tereftalato, ou PET, é um polímero termoplástico, desenvolvido por dois químicos britânicos Whinfield e Dickson em 1941, formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas.