A equação de Bernoulli é utilizada para descrever o comportamento dos fluidos em movimento no interior de um tubo. Ela recebe esse nome em homenagem a Daniel Bernoulli, matemático suíço que a publicou em 1738.
A equação de Bernoulli pode ser vista como a lei de conservação de energia para um fluxo de fluido. Vimos que a equação de Bernoulli é o resultado do fato de que qualquer ganho de energia cinética ou potencial em um sistema de fluido é causado pelo trabalho feito no sistema por outro fluido não viscoso.
Apesar de todas as restrições impostas pela equação de Bernoulli, a mesma é fundamental para a compreensão da maioria dos estudos hidráulicos, além de ter aplicações reais, tanto para o estudo do tubo de Pitot, como para o estudo de medidores de vazão em geral.
A única exceção a essa regra são os choques radioativos, que violam as convenções que levam à equação de Bernoulli, como a falta de vazões ou fontes de energia..
Então, a principal diferença de um fluxo ideal para um fluxo real é que no fluxo real ocorrerá perda de carga, ou seja, a linha de energia não é constante ao longo do fluxo!...Equação de Bernoulli para fluidos reais.Fluido idealFluido realIncompressível, ou seja, massa específica constantePode ser compressível
Caso você meça a pressão que o fluido exerce sobre as paredes de um tubo, você verá que a pressão irá variar dependendo da velocidade com que o fluido escoa. Sendo assim, quanto maior for a velocidade com que o fluido escoa, menor será a pressão sobre a parede do tubo.
Ou seja, a equação de Bernoulli é ligada diretamente com a energia de um fluido em seu fluxo!...Equação de Bernoulli para fluidos reais.Fluido idealFluido realIncompressível, ou seja, massa específica constantePode ser compressível
Uma propriedade dos fluidos em movimento, denominada Efeito Bernoulli, afirma que "onde a velocidade de um fluido é maior, a pressão é menor".
Pressão dinâmica: é a pressão medida devido à energia cinética do fluido em escoamento.
Aqui abaixo separei pra vocês as três principais hipóteses usadas na derivação da equação de Bernoulli, ou seja: O fluxo é estável. Os efeitos friccionais são desprezíveis. O fluxo é incompressível.