Ouça em voz altaPausarPropriedade terapêutica: Expectorante, tônico, afrodisíaco, leishmanicida, antimicrobiana, anti-inflamatória. Indicação terapêutica: Regular o fluxo menstrual, asma, bronquite, resfriado, coqueluche.
Ouça em voz altaPausarO pequi caracteriza os pratos da culinária regional, sendo muito apreciado para uso nos preparos de arroz, frango e feijão, conferindo um gosto adocicado aos mesmos.
Ouça em voz altaPausarCom safra entre outubro e janeiro, o pequi é nativo do cerrado brasileiro, consumido largamente por todo o estado de Goiás e nos adjacentes. De tronco tortuoso e galhos com fissuras e cristas, o pequizeiro atinge até 10 metros de altura.
Ouça em voz altaPausarO pequi não é pra qualquer um, é viril mas nem de longe é sutil. É pra goiano, pra mineiro e para quem se dispõe a aventuras gastronômicas. Duvido que exista flor mais linda (e frágil e delicada). Cinco pétalas amarelas se abrem para que mais de 500 estames procurem o Sol.
Ouça em voz altaPausarPropriedades terapêuticas do Pequi Ele possui propriedades cicatrizante, digestiva, gastro-protetora e anti-inflamatória. Rico em vitamina A, ácidos graxos, antioxidantes e fibras.
Ouça em voz altaPausarA descoberta mostrou que o pequi de Tocantins é o que contém menor teor de calorias e mais cálcio. Enquanto os de Minas Gerais e Mato Grosso tem a polpa mais gordurosa.
Ouça em voz altaPausarSímbolo da cultura e da culinária do estado de Goiás e muito utilizado em Minas Gerais, o pequi é encontrado em quase toda a Região Centro-Oeste do Brasil e em parte dos estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul,Minas Gerais, Tocantins, Pará e nos cerrados de São Paulo e Paraná.