Quando comemos, a bile sai da vesícula pelas vias biliares para o intestino e se mistura com a gordura dos alimentos. Os ácidos biliares dissolvem as gorduras no conteúdo aquoso do intestino. Depois que as gorduras são dissolvidas, as enzimas do pâncreas e da mucosa intestinal as digerem.
Além do bicarbonato, o suco pancreático possui enzimas como a quimiotripsina, tripsina, amilopsina, RNAase, DNAase e lipase. Além dos sucos, outra substância importante na digestão é a bile. De coloração esverdeada, ela é produzida pelo fígado e atua na digestão de gorduras.
Intestino delgado, suco pancreático e bile
O pâncreas é um órgão muito interessante, pois produz tanto substâncias a serem "despejadas" no intestino – o suco pancreático – quanto substâncias a serem "despejadas" na corrente sanguínea – os hormônios.
Possui importantes funções, sendo essencial para a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas. Além disso, promove a eliminação de diversos produtos do sangue. Após ingestão de alimentos, principalmente gordurosos, a vesícula se contrai para jogar a bile no intestino e facilitar a digestão das gorduras.
Os sucos digestivos são as secreções do trato digestivo que decompõem os alimentos. Eles incluem saliva, suco gástrico, suco pancreático, bile e suco intestinal.
Atua na digestão de carboidratos, através da amilase pancreática; na digestão de proteínas, através de enzimas como a quimotripsina, tripsina e caboxipeptidase; e na digestão de triglicerídeos gorduras neutras, ácidos graxos e glicerol, através da lipase pancreática.
Amilase: A amilase é a enzima responsável por fazer a digestão de carboidratos. Atua sobre o amido que não foi devidamente quebrado na boca. Lipase: A lipase é a enzima produzida com o intuito de fazer a digestão das gorduras. Quimotripsina: A Quimotripsina é a enzima responsável por digerir proteínas.
A bile é um líquido amarelo esverdeado, espesso e pegajoso. Ela é composta por sais biliares, eletrólitos (partículas carregadas e dissolvidas, como o sódio e o bicarbonato), pigmentos biliares, colesterol e outras gorduras (lipídios). A bile tem duas funções: Auxiliar na digestão.
A parte exócrina do pâncreas é responsável por produzir e secretar enzimas digestivas e bicarbonato diluídos em água. Dentre as diversas enzimas produzidas estão a amilase, a lipase, nucleases e quimiotripsinogênio que em contato com a enteroquinase formam a quimotripsina.