A averbação do imóvel é um procedimento judicial obrigatório, realizado para registrar qualquer tipo de alteração relacionada à situação do proprietário ou à propriedade. Ela informa todas as atualizações de informações que ocorreram no registro do imóvel.
É o ato acessório que modifica o teor constante do registro, feito por determinação judicial, com a finalidade de dar publicidade, segurança e eficácia aos atos jurídicos. Podemos citar como exemplos a averbação de imóvel, de divórcio, de tempo de contribuição etc.
Que se averbou, que se registou por meio de verba.
Averbação é um documento emitido pelo INSS que contém o reconhecimento de uma determinada situação que será aproveitada pela própria Previdência Social. Um período de atividade rural, por exemplo. Ou, ainda, a exposição a condições especiais (insalubres). ... Este documento será aproveitado pelo próprio INSS no futuro.
A averbação do imóvel pode ser definida como o ato de formalizar todas as alterações feitas na propriedade, ou seja, alterar o que está registrado no cartório de imóveis. ... Quando todas as alterações são averbadas no registro, garantem segurança para o proprietário quando precisar fazer validações relacionadas ao imóvel.
Realizamos a averbação quando ocorre a compra ou venda do imóvel. Ela também é feita caso ocorra alterações como construção ou demolição do mesmo. O início de todo esse processo começa com a escritura da propriedade e é realizado no Cartório de Registros de Imóveis.
Esse documento é o que garante ao proprietário a posse do veículo. Toda vez que é realizada a venda de um veículo é necessário realizar uma nova emissão desse documento, transferindo-se a posse do bem do antigo proprietário para o novo proprietário.
Ao realizar um empréstimo consignado, ele passa por diversas fases até ser aprovado. Uma dessas fases é a de averbação. Ela é a aceitação do órgão ou instituição pagadora, para autorização do desconto no contracheque ou folha de pagamento.
Averbação trata-se do ato de registrar determinadas situações que alteram ou modificam o conteúdo de um registro civil, seja ele de nascimento, casamento ou óbito. No caso da averbação de divórcio, por exemplo, sua finalidade é de fazer constar na certidão de casamento que os ex-cônjuges estão separados ou divorciados.
Esse documento é o que garante ao proprietário a posse do veículo. Toda vez que é realizada a venda de um veículo é necessário realizar uma nova emissão desse documento, transferindo-se a posse do bem do antigo proprietário para o novo proprietário.