Encontrado só na América do Norte, na Europa e na Ásia, o castor é um grande roedor anfíbio, que chega a medir mais de 80 centímetros. Ele tem hábitos noturnos e usa os grandes dentes incisivos para cortar a madeira com que recobre sua toca.
Entre os predadores naturais do castor estão os grandes ursos que povoam as florestas norte-americanas, no outro extremo do continente.
Castor é um gênero de roedores semi-aquáticos, da família Castoridae, nativo da América do Norte e da Europa, sendo o único gênero ainda existente dessa família, com duas espécies remanescentes: o C. fiber (castor-europeu) e o C. canadensis (castor-americano).
Com suas fortes mandíbulas e seus potentes dentes incisivos, os castores são capazes de cortar árvores novas. Eles trabalham em grupos para erguer as barragens e, em pares, constroem suas casas, chamadas de tocas, com galhos e lama.
Castor canadensis Castor-americano/Nomes científicos
"O castor rói a árvore até derrubar, corta em pedaços e usa para comer e construir sua toca", explicou Schiavini ao site Infobae. "O que era um córrego de montanha se transforma em uma série de reservatórios de água parada, e muitos seres que viviam ali não podem mais se movimentar", acrescentou.
Ele derruba árvores e junta os galhos no riacho para represar a água. Dessa forma, causa mudanças brutais na floresta e nos cursos d' água", lista. ... Como possuem dentadas potentes e se alimentam da casca, dos ramos e das folhas das árvores, devastam tudo por onde passam.