Como a resistência da tinta acrílica é maior, ela pode ser utilizada em áreas molhadas, como cozinha e lavabo, e em locais externos, como fachadas, já que é muito mais resistente à chuva. Por causa do seu alto teor de impermeabilidade conferido pelas resinas acrílicas, ao contrário da látex a acrílica pode ser lavada.
Versátil, a tinta acrílica pode ser utilizada tanto em ambientes internos quanto externos. Em relação aos materiais que podem recebê-la, a diversidade é grande: alvenaria, gesso e placas de drywall. Entretanto, deve-se verificar na embalagem se o produto é o mais indicado para aquela superfície.
As tintas látex e acrílica são recomendadas para parede. Apesar de ambas serem base água e possuírem baixo odor, existe uma diferença entre elas que está na composição.
O papel Canson® Acrílico é espesso, tem uma elevada gramatura (400 g/m²), é consistente e colado superficialmente, resistente e absorvente. É ideal para trabalhar com tinta acrílica diluída e obter um efeito de aquarela ou criar várias camadas.
A tinta acrílica é solúvel em água. Por isso, basta acrescentar um pouco de água à composição para alcançar a diluição desejada. Para diluir um pouco a tinta acrílica, deve-se umedecer o pincel em água limpa e iniciar a pintura.
A principal diferença entre as duas é o tipo de resina utilizada. A tinta PVA leva acetato de polivinila, enquanto as acrílicas são à base de resina acrílica.
Superfícies para a pintura As tintas acrílicas podem ser empregadas em quase tudo: papel, pranchas de tela, painéis, telas, etc.
A tinta acrílica possui uma secagem muito rápida, em oposição à tinta a óleo que chega a demorar meses para secar completamente em trabalhos com camadas espessas, possui um odor menos intenso e não causa tantos danos a saúde por não possuir metais pesados, como o cobalto da pintura a óleo.
Acrescente água à tinta A tinta acrílica é solúvel em água. Por isso, basta acrescentar um pouco de água à composição para alcançar a diluição desejada. Para diluir um pouco a tinta acrílica, deve-se umedecer o pincel em água limpa e iniciar a pintura.
A tinta acrílica é boa para áreas pequenas; se o estêncil for cobrir a parede inteira, dê preferência para tinta de parede. Escolha um acabamento que combine com a parede: brilho, acetinado, fosco, etc. Não despeje tinta demais na paleta de uma vez, para evitar desperdício.