Transaminação é a retirada do grupo Amina dá molécula de aminoácido com isso vai acontecer sua degradação para assim virar Amônia e depois Uréia. Desaminação é a retirada do grupo carboxila do aminoácidos que pode ser utilizado depois para forma energia ou triglicéridios. Ambas ocorrem no fígado.
Na transaminação, há a transferência de um grupo amina de um aminoácido para um esqueleto de carbono, formando assim outro aminoácido; na desaminação ocorre a retirada do grupo amina de um aminoácido, sobrando apenas o esqueleto de carbono.
Desaminação é o processo pelo qual o aminoácido libera o seu grupo amina na forma de amônia e se transforma em um cetoácido correspondente. Esta reação é catalisada pelas enzimas genericamente denominadas desaminases ou desidrogenases que possuem como coenzimas o NADP (derivado da vitamina B3).
A desaminação da maior parte dos aminoácidos envolve uma transaminação prévia, que consiste na transferência do seu grupo amino para um a-cetoácido, produzindo o aminoácido correspondente ao a-cetoácido e o a-cetoácido correspondente ao aminoácido original.
A desaminação dos aminoácidos ocorre principalmente no fígado e os íons amônio resultantes podem ser transformados em ureia no fígado na maioria dos vertebrados terrestres. Os íons amônio e o dióxido de carbono (originário basicamente do ciclo de Krebs) interagem com ATP, formando fosfato de carbamoil nas mitocôndrias.
A transaminação é o processo de transferência de grupo amina (Nh2 +) de um aminoácido para outro, através de um cetoácido. ... São reações que ocorrem predominantemente no fígado e rins, e fornecem alfa-cetoglutarato e amônia, que é uma fonte de nitrogênio na síntese de uréia.
A desaminação oxidativa é uma reação intramitocondrial e está acoplada a um processo eficaz de degradação da amônia formada, a síntese da uréia. Essa desaminação mitocondrial, requer NAD+ ou NADP+ como receptor dos elétrons da reação. Com a retirada do grupamento amino do aminoácido, há a formação de um cetoácido.
A desaminação oxidativa é a etapa em que o nitrogênio é retirado do glutamato, pela enzima Glutamato desidrogenase, gerando uma molécula inorgânica: a amônia (Nh2), que também existe na sua forma protonada: íon amônio (NH4+). ... Essa desaminação mitocondrial, requer NAD+ ou NADP+ como receptor dos elétrons da reação.
A amônia é uma substância tóxica, do metabolismo do nitrogênio, que deve ser eliminada rapidamente do organismo. A eliminação pode ser por excreção direta ou por excreção após a conversão em compostos menos tóxicos. ... Em seres humanos e mamíferos, quase 80% do nitrogênio excretado é sob a forma da ureia.