Nankana Sahib, Paquistão Guru Nanak/Local de nascimento
Kirpan é um punhal ou uma pequena espada que pode ser usada sobre a roupa ou guardada nesta. O uso do kirpan está autorizado pela Constituição da Índia, país cujo estado do Punjabe é o centro e local de nascimento do sikhismo (embora a região histórica do Punjabe esteja hoje dividida entre a Índia e o Paquistão).
A cultura punjabi durante o período da civilização do vale do Indo, foi uma das primeiras culturas mais sofisticadas do mundo assim como a das primeiras cidades planejadas do mundo. A antiga cultura Punjabi é equivalente às culturas da antiga China, Mesopotâmia e Egito e da Grécia.
Gurdwara Gurdwara (Punjabe:ਗੁਰਦੁਆਰਾ ou ਗੁਰਦਵਾਰਾ) é um templo sikh. Nos primeiros tempos do sikhismo os locais onde os seguidores da religião se encontravam para praticar o culto eram conhecidos como dharamsalas ("lugares de fé").
As crenças fundamentais do Sikhismo, articuladas na escritura sagrada Guru Granth Sahib, incluem fé e meditação sobre o nome de um criador, unidade divina e igualdade de toda a humanidade, engajando-se em serviço desinteressado, lutando pela justiça para o benefício e prosperidade de todos.
Os Gurus#NomeTempo como Guru1Guru Nanak70 anos, 5 meses e 7 dias2Guru Angad12 anos, 6 meses e 22 dias3Guru Amar Das22 anos, 5 meses e 6 dias4Guru Ram Das7 anos
O sikhismo é uma religião que surgiu no início do século XVI no Penjabe, através do ensinamentos do Guru Nanak. Este foi o primeiro de dez gurus vivos adorados pelos sikhs. O quinto guru, Arjan, estabeleceu Amritsar como a capital dos sikhs.