EdomReino de Edom← século XIII a.C. — 553 a.C. → →RegiãoLevante CanaãCapitalBozra Selá ( c. 838 a.C.)Países atuaisIsrael Jordânia
Amostra data da época dos reis Davi e Salomão, cerca de 1000 a.C. Naquele tempo, o pigmento púrpura era símbolo de alto status social, pois fabricá-lo era muito trabalhoso.
Elifaz, o temanita, era o chefe dos consoladores de Jó (2:11, etc.) A maneira pela qual a cidade é mencionada pelos profetas, agora, por si só, e novamente em pé de Edom, mostra a importância que deve ter sido no seu tempo. Segundo alguns estudiosos da Bíblia e comentadores, Temã era uma cidade na terra de Uz.
Obadias, também chamado de Abdias na Bíblia católica, (em hebraico: עבדיה, Ovadyah, "Servo de Javé") é um profeta da Bíblia hebraica (na tradição cristã, parte do Antigo Testamento), considerado um dos "Profetas Menores" (o quarto, na ordem do cânone hebreu e na Vulgata, e o quinto na Septuaginta).
Elifaz JeushJaalamKorahReuel Esaú/Filhos
Estofo ou tecido tingido com a cor da púrpura. 3. Conjunto das vestimentas régias, que antigamente eram cor de púrpura. ... A dignidade de cardeal (por este usar vestes cor de púrpura).
Mais tarde, já em Filipos, Lídia vendia púrpura tíria, quer o corante, quer o vestuário e tecidos tingidos com ele. Parece que era ela quem dirigia a sua casa, o que pode ter incluído escravos ou servos, e, portanto, possivelmente era viúva ou solteira. O corante púrpura era extraído de várias fontes.
Temã, era o nome de um clã edomita e do seu epônimo, de acordo com a Bíblia, e uma antiga cidade bíblica da Arábia Pétrea. O termo também é tradicionalmente aplicado a judeus iemenitas. Exemplo de uso da palavra Temã: Um príncipe Temã é chamado entre os chefes ou clãs de Edom.
Parã (em hebraico:פארן) é uma pequena moshav no vale de Arabá ao sul de Israel.