O Projeto Tamar/ICMBio está presente em nove Estados brasileiros (Bahia, Sergipe, Pernambuco (Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte (Praia da Pipa), Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, protegendo cerca de 1.100 quilômetros de praias, através de 22 bases de pesquisa mantidas em áreas ...
As atividades do Tamar são organizadas a partir de três linhas de ação: conservação e pesquisa aplicada, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável.
1980 Projeto TAMAR/Fundação
O Instituto nasceu na década de 70, quando estudantes do curso de Oceanografia costumavam realizar suas investigações acadêmicas em praias não frequentadas por banhistas. Eles presenciaram, então, no Atol das Rocas, pescadores exterminando tartarugas marinhas.
O ICMBio afirma que a sede do Centro Tamar é em Vitória, no Espírito Santo, com apoio de sete bases avançadas: uma em Fernando de Noronha, em Pernambuco; uma em Aracaju, no Sergipe; duas no Espírito Santo, em Regência Linhares e Guriri São Mateus; outras duas na Bahia, em Salvador e Caravelas; e uma em Florianópolis, ...
Os candidatos para a vaga da sede devem estar cursando algum curso das Ciências Naturais (Biologia, Ecologia ou Oceanografia). Já os candidatos da Base do Tamar de Guriri podem possuir formação livre, com escolaridade de nível médio ou superior.
Priorizando sempre o reaproveitamento e reciclagem de material como plásticos, vidro, papel e papelão. E ainda, a conscientizando as pessoas quanto aos riscos de se jogar lixo em praias e nas ruas, já que esse pode chegar ao ambiente marinho por escoamento de água da chuva em rios e lagoas que se ligam ao mar.
Eram os últimos anos da década de 70 e não havia registro de qualquer trabalho de conservação marinha no Brasil. As tartarugas marinhas já integravam a lista das espécies em risco de extinção. ... Desde então, a expressão Tamar passou a designar o Programa de Conservação de Tartarugas Marinhas no Brasil.
1980 Projeto TAMAR/Fundação