A bactéria causadora é o vibrião colérico ou Víbrio cholerae, em forma de vírgula, móvel, que se desenvolve no intestino humano e produz a toxina responsável pela doença. O agente etiológico da cólera é encontrado nas fezes das pessoas infectadas, doentes ou não.
O que causa a cólera? A cólera é causada pela ação da toxina liberada por dois sorogrupos específicos da bactéria Vibrio cholerae (sorogrupos O1 e O139).
A toxina faz o intestino delgado secretar enormes quantidades de líquido de sais e água. O corpo perde esse líquido na diarreia aquosa. A causa de morte deve-se à perda de água e sais.
De acordo com a definição de caso da OMS, deve suspeitar-se de um caso de cólera quando: – numa zona onde a doença não parece estar presente, um doente com 5 anos de idade ou mais velho desenvolve desidratação grave ou morre de diarreia aquosa aguda; – numa zona onde há uma epidemia de cólera, um doente com 5 anos de ...
Vibrião é um tipo de bactéria que tem o formato de bastonete recurvo, ou seja, em forma de vírgula, podendo ainda se ligar uma a outra formando a letra "S". Seu movimento ocorre de forma espontânea e ativa, havendo consumo de energia nesse processo de movimento; possuem um único flagelo e não são esporulados.
O Vibrio cholerae, também conhecido como vibrião colérico, é o agente causador da cólera. Esta bactéria é membro do gênero Vibrio, da família Vibrionaceae.
As vítimas da cólera são sempre tratadas com soluções de reidratação oral – soluções pré-embaladas de açúcares e sais misturados com água e ingeridos em grande quantidade. A reposição dos fluidos em caso de estado grave deve ser feita de forma intravenosa e, por vezes, combinada com antibióticos.
Vibrio spp. são bactérias Gram-negativas pertencentes à família Vibrionaceae. As células têm a forma de bastonetes (bacilos), frequentemente curvados, e são móveis por flagelos.
Diagnóstico Laboratorial O Vibrio cholerae pode ser isolado a partir da cultura de amostras de fezes de doentes ou portadores assintomáticos. A coleta do material pode ser feita por swab retal ou fecal, fezes in natura ou em papel de filtro.