Ácido oxálico ocorre naturalmente em inúmeras plantas e animais, principalmente sob a forma de sal. É encontrado normalmente na urina animal e, em casos patológicos conhecidos como oxalúrio, é excretado da urina em grandes quantidades.
O Ácido Oxálico é um químico de casa essencial que pode ser usado, como muitos ácidos, como um limpador para várias coisas. Por exemplo, como removedor de ferrugem, um agente limpador, em trabalhos de madeira como elevador de mancha, agente alvejante, e muito mais.
Em condições normais, o oxalato urinário (ácido oxálico) é derivado da dieta, do metabolismo do ácido ascórbico e da glicina. A administração de doses elevadas de ácido ascórbico (vitamina C) pode causar elevação nos níveis urinários de oxalato.
O ácido oxálico é um ácido orgânico saturado, de cadeia normal e relativamente forte, sendo 10.000 vezes mais forte que o ácido acético. É uma substância incolor, que cristaliza a partir de soluções aquosas com duas moléculas de água de cristalização.
De acordo com Carina, uma saída para proteger os nutrientes do espinafre e desativar o tal do oxalato é apostar no branqueamento. A técnica consiste em ferver água, jogar o vegetal nela por 30 segundos e, aí, mandá-lo imediatamente para um banho de água com gelo.
O ácido oxálico mata pela diminuição abaixo do nível tolerado de cálcio em nosso organismo. Mesmo em doses não letais, o ácido oxálico é perigoso porque ele forma oxalato de cálcio, que é insolúvel, que pode crescer na forma de pedras dolorosas na bexiga e nos rins.
Para limpar pisos de madeira ou de cerâmica, misture 3 g de ácido oxálico em 3,8 L de água quente.
A determinação do ácido cítrico na urina é utilizada na investigação do metabolismo do fósforo e cálcio, das tubulopatias e dos ácidos do ciclo de Krebs. O citrato tem importância marcante na avaliação da calculose urinária recidivante.