Floresta Temperada: essa vegetação é encontrada principalmente no hemisfério norte, situada entre os trópicos e os círculos polares, os países que possuem esse tipo de florestas são Estados Unidos, Europa, Ásia e no Sul do Chile com climas temperados.
Também é chamada de floresta decídua temperada ou de floresta caducifólia porque as folhas caem no fim do outono.
As florestas possuem grande importância para o equilíbrio do nosso planeta. Além de melhorar a qualidade do ar, diminuir a temperatura do ambiente e fornecer alimentos e produtos para o nosso cotidiano, elas também têm um papel fundamental na sobrevivência de inúmeros animais, oferecendo água, alimento e abrigo a eles.
Também chamada de floresta decídua temperada ou floresta temperada decídua, a floresta temperada é encontrada nas regiões do oeste da Europa, região leste dos Estados Unidos e da Ásia e sul do Brasil e da América do Sul, onde o clima é temperado e as estações do ano são bem definidas.
A taiga é um bioma localizado no Hemisfério Norte do planeta, em países como Estados Unidos, Canadá e Rússia. É uma vegetação típica de clima frio, com elevado grau de adaptabilidade climática, em razão das temperaturas extremas.
As Florestas Equatoriais se desenvolvem próximo à linha do Equador. São encontradas na América do Sul, sudeste da Ásia e na África. A Floresta Amazônica na América do Sul e a Floresta do Congo na África são as principais Florestas Equatoriais.
A floresta temperada inclui uma diversidade de tipos de vegetação e caracteriza-se pela presença de árvores com folhas largas, principalmente decíduas. De acordo com as características das regiões onde ocorrem, as florestas temperadas podem ser: floresta decídua temperada e floresta pluvial temperada.
O solo destas florestas é muito rico em nutrientes devido, sobretudo, ao processo natural de decomposição das folhas, que vai enriquecendo o solo em nutrientes. A acumulação de matéria orgânica dá-se sobretudo nos primeiros horizontes do solo, que possuem, por isso, uma cor mais escura.
Além do apresentado, as florestas possuem funções de proteção do solo contra erosão e controle do ciclo e da qualidade da água. Concentram a maior parte da biodiversidade terrestre, ou seja, de espécies vegetais e animais, possuem elevado valor paisagístico e recreativo, dentre muitas outra funções.
O produto mais conhecido e que mais dinheiro move é a madeira. Calcula-se que as florestas mundiais produzam 2 bilhões de toneladas de madeira anuais; destas, aproximadamente a metade é utilizada imediatamente como combustível in situ, enquanto o resto é comercializado.