A abóbora (Cucurbita moschata), é uma espécie indígena americana com significativa participação na alimentação de muitos países. Possui ampla distribuição no Sudeste do México, América Central, Colômbia e Peru (Whitaker & Carter, 1946; Whitaker & Cutler, 1965).
Planta medicinal usada principalmente contra a hiperplasia benigna da próstata, geralmente em comprimidos ou cápsulas feitas de sementes de abóbora. Como legume, por exemplo, em uma sopa, a abóbora ajuda a prevenir o diabetes tipo 2.
Abóbora ou jerimum, fruto da aboboreira, é uma designação popular atribuída a diversas espécies de plantas da família Cucurbitaceae (ordem Cucurbitales), nomeadamente às classificadas nos géneros: Abobra - uma única espécie, nativa da América do Sul.
Originária da Guiné, a abóbora chegou ao Brasil, no século XVI, pelas mãos dos portugueses. Hoje, é muito conhecida em todo o país, e chamada por diferentes nomes, como jerimum, no Norte e como moranga, no Sul.
A abóbora é um fruto da aboboreira (Cucurbita spp), uma espécie de planta pertencente ao gênero Curcubita e membro da família das Cucurbitáceas da qual também fazem parta as melancias, os melões e até mesmo os chuchus.
América do Sul A abóbora, um dos alimentos mais versáteis do mundo, é fruto da aboboreira. Nativa da América do Sul, ela é cultivada em todo o mundo por ser muito nutritiva e saborosa.
Auxiliam no tratamento de bexiga hiperativa, incontinência urinária e hiperplasia prostática benigna. Junto com os ácidos graxos presentes, inibem a formação de células cancerígenas, evitando vários tipos de câncer, como os de próstata, estômago, mama, pulmão, entre outros.
Compre as abóboras de Estíria ou as sementes necessárias, ou planeje com antecedência e plante as sementes na primavera e colha as abóboras no outono, quando amadurecerem. Tenha em mente que são necessários aproximadamente 2,5 kg de sementes para fazer um litro de óleo. Isso significa cerca de cinco abóboras.
Tipos de abóbora: Moranga, cabotiá, italiana e abobrinha
Com elas, é difícil errar.