O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é uma ferramenta ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em que se encontram atendimentos psicológicos totalmente gratuitos. Nesse Centro você vai ver que os tratamentos podem ser específicos para a sua necessidade, sendo adolescente ou adultos entre outras situações.
Bem-vindos ao Therapion ! Somos especialistas em psicologia online. No nosso site pode obter ajuda psicológica e aconselhamento terapêutico de psicólogos e psicoterapeutas qualificados. Escolha entre e-mail, chat, telefone ou videoconferência.
Um bom psicólogo deve ter uma boa formação acadêmica, experiência relevante na área clínica, fazer análise ou psicoterapia pessoal e supervisão clínica na sua linha terapêutica.
Se você decidiu ir ao psicólogo por si só, então obviamente você quer falar ou resolver uma questão ou problema. Pense em informações específicas que você pode querer explicar ou dizer como "Isso realmente me irrita quando…", "Eu me sinto com ansiedade ou medo em situações em que…", "Alguns dias eu me sinto como…".
Para utilizar qualquer recurso do Sistema Único de Saúde, inclusive o atendimento de saúde mental, deve-se apresentar o seu cartão do SUS3. Ele é gratuito e simples de conseguir: basta ir até uma unidade de saúde com o seu RG ou outro documento de identificação com foto.
Consultar um psicólogo pela internet custa R$ 50 uma hora.
Clínica Social Casa 1 Atendimento psicoterápico online, gratuito ou a baixo custo para populações vulneráveis, em especial pessoas LGBT+ e pessoas pretas. Oferecem ainda acompanhamento com nutricionistas, plantão de escuta e diversas modalidades de terapias complementares. Interessados devem preencher um formulário.
Oito sinais de que a terapia está mesmo a funcionar
Os motivos, no caso do psicólogo e paciente, são vários, mas o especialista cita alguns: se a relação não for construída com afeto e verdade do terapeuta; se o terapeuta erra em sua visão sobre o caso ou se perde o timing de certas intervenções; se o paciente sente que parou de evoluir com aquele profissional.
Cada caso e cada paciente são diferentes, mas normalmente a desistência tem a ver com comportamentos e problemas comuns que levam a um rompimento. Veja alguns motivos: O paciente não acredita na ideia de terapia. Psicólogos rompem com pacientes que não acreditam que a terapia pode ajudar.