Reinações de Narizinho é o primeiro livro da Série O Sitio do Pica-Pau-Amarelo e nos conta a história de uma menina sonhadora e muito criativa e sua boneca de pano, vivendo aventuras no sítio de sua avó.
São eles: Narizinho, Dona Benta, Tia Anastácia, Pedrinho, Emília (a boneca), Visconde de Sabugosa (o sabugo de milho) e Rabicó (o porco).
O livro tem muitas notas de rodapé no formato de diálogo entre Narizinho e Emília. As duas personagens têm assunto para dar e vender, e conversam sobre palavras que as crianças de hoje em dia possam estranhar, questões acerca dos costumes da época e passagens do texto que merecem atenção por conta de seu conteúdo.
Chama-se Dona Benta" – e introduzem as companheiras da dona da casa: a neta Lúcia, apelidada "Narizinho", sua boneca Emília e a cozinheira Tia Nastácia.
Quem passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo e óculos de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando: - Que tristeza viver tão sozinha neste deserto... Mas engana-se.
Narizinho é dona de Emília, a boneca falante, e também tem um primo que mora na cidade, o Pedrinho que vem passar as férias no sítio da avó de ambos os primos.
Monteiro Lobato Reinações de Narizinho/Autores
O livro Reinações de Narizinho destacou-se na literatura infantil e ficou conhecido como o melhor da obra de Monteiro Lobato, consagrando-o como um dos mais importantes autores da literatura infantil brasileira. Além disso, mantinha forte relação com a linguagem, a realidade social e política da época.
Lúcia é a neta da dona Benta e mora com ela na casa grande do Sítio do Picapau Amarelo. Por causa de seu nariz arrebitado todo mundo a chama de Narizinho. Ela adora pipoca e já sabe fazer os bolinhos de polvilho da Tia Nastácia.