Os paleoíndios foram povos indígenas, que viveram nas regiões Sul e Sudeste do território brasileiro entre 6.000 a.C. e 400 a.C. ... - Muitos grupos paleoíndios faziam pinturas rupestres (em paredes de cavernas). - As habitações comunicavam-se entre si por meio de túneis, onde também eram armazenados os alimentos.
Os paleoíndios, nome que se dá aos povoadores mais antigos das terras onde hoje é o Brasil, encontraram uma realidade muito diferente da atual; predominavam campos de vegetação baixa (caatingas e cerrados), florestas relativamente menores e invernos rigorosos, sobretudo no Sul.
Esses primeiros grupos humanos viviam da caça, da pesca e da coleta de grãos, frutos e raízes, sendo por isso denominados CAÇADORES-COLETORES. ... Não cultivavam plantas nem criavam animais. Consumiam alimentos que não encontravam na natureza.
O conceito de paleoíndio no Brasil, entretanto, varia um pouco do descrito acima. A alimentação não se baseava na megafauna, mas na caça generalizada de animais pequenos, médios e grandes e no consumo de produtos vegetais. ... A área foi habitada, durante milênios, por uma megafauna que coabitou com os grupos humanos.
O termo paleoíndios é utilizado para fazer referência aos povos que vinham de outros continentes, para a América do Sul, acredita-se fortemente que eram de origem asiática e atravessavam o oceano a fim de encontrar uma região de temperaturas mais quentes, agradáveis e favoráveis à sua sobrevivência.
Na FASE PALEOINDÍGENA, a população era pouco numerosa, dispersa, nômade e estava baseada na coleta de frutas e moluscos, na pesca e na caça. Acredita-se que a ocupação paleoindígena da Amazônia tenha ocorrido por volta de 11,2 mil anos.
Estes povos viviam da caça e da coleta e a maior parte dos vestígios desta época é composta por instrumentos de pedra lascada, raspadores, seixos lascados e pontas de projéteis.
Caçador-coletor ou caçador-recoletor é um humano que vive em uma sociedade na qual toda ou a maior parte do sustento é obtido pela caça de animais selvagens e coleta de plantas silvestres. ... As descobertas arqueológicas sustentam a hipótese de que, há vinte mil anos, todos os seres humanos eram caçadores-colectores.
Enquanto os caçadores coletores viviam em um estilo de vida nômade, ou seja, permaneciam em um lugar apenas enquanto houvesse recursos, os agricultores conseguiam permanecer parados por um longo tempo em um mesmo lugar, já que a comida não dependia apenas de animais.
Caçadores-coletores Viviam em quase todo o território nacional entre 50 mil e 2,5 mil anos. Ocupavam do Sul ao Nordeste, habitavam cavernas e a floresta, usavam arcos e flechas, boleadeiras e bumerangues feitos de pedra. Alimentavam-se de carne de caça de pequenos animais, peixes, moluscos e frutos.