A oferta pública de ações é um processo que possibilita a venda de ações de uma companhia a pessoas e empresas interessadas em investir nela. Com isso, o capital da companhia é aberto – normalmente, na bolsa de valores, e suas ações passam a ser negociadas no mercado de capitais.
Oferta subsequente de ações – Follow-on Quando uma empresa faz sua primeira oferta pública de ações, essa operação recebe o nome de IPO (Initial Public Offer). Mas se ela já tem o capital aberto e já realizou IPO, as novas ofertas são denominadas subsequentes (follow-on).
Essa oferta inicial é conhecida como oferta primária de ações. Neste caso, o dinheiro da venda das ações vai direto para o caixa da empresa. Posteriormente, começa a oferta secundária, que consiste na compra e venda de ações entre os acionistas.
Para reservar as ações , é necessário ter uma conta em corretora de valores que esteja participando do IPO. Informe o volume financeiro que deseja comprar, de acordo com a faixa de preço estabelecida. Fique atento. Após feita a reserva, não é possível voltar atrás.
Posteriormente, começa a oferta secundária, que consiste na compra e venda de ações entre os acionistas. Ou seja, na oferta secundária, o dinheiro não vai mais para a empresa, já que são negociadas as ações já existentes no mercado.
Uma oferta pública primária (IPO) ocorre quando uma empresa emite novas ações ou cotas de fundos para investimentos vendidos diretamente ao público, de forma que, no fim, ela aumenta a sua base acionária.
Quando uma organização decide aumentar o seu capital social emitindo novas ações, ela deve dar a preferência na compra para os seus acionistas atuais. ... O Follow On — seja ele público, seja ele restrito — se diferencia da subscrição pelo fato de as ações serem ofertadas para outros investidores do mercado.