As enzimas são proteínas que servem para quebrar as moléculas dos alimentos em substâncias menores e mais simples, que facilitam o processo de metabolismo do ser humano.
Afinal, o que são enzimas? Bom, elas nada mais são do que moléculas orgânicas de natureza proteica, que servem como catalisadoras nas reações químicas, isto é, têm como objetivo acelerar a velocidade dos processos sem alterar sua composição e resultados.
As enzimas oxidativas podem ser um desses agentes, pois, como já descrito, agem na lignina através da formação inicial de um radical catiônico que induz a ruptura de ligações e a consequente degradação química dos intermediários formados.
Amilase salivar, ou ptialina, que está presente na boca e é responsável pela digestão inicial do amido; Pepsina, que é a principal enzima do estômago e é responsável pela degradação de proteínas; Lipase, que também está presente no estômago e promove a digestão inicial de lipídeos.
Enzimas alostéricas são enzimas que contem uma região separada daquela em que se liga o substrato, na qual pequenas moléculas regulatórias podem se ligar e modificar a atividade catalítica destas enzimas. As modificações no sítio catalítico podem diminuir ou acelerar a velocidade da reação.
As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores biológicos. Catalisadores são substâncias que atuam diminuindo a energia de ativação das reações, aumentando a velocidade em que essas ocorrem e não sendo consumidas no processo. ... As enzimas atuam diminuindo a energia de ativação das reações nas células.
A enzima é uma substância importante produzida pelas células de plantas e animais. Ela ajuda o corpo a realizar tarefas como a digestão e a criação de células novas. ... As enzimas são catalisadoras, ou seja, controlam a rapidez com que as reações químicas ocorrem nos organismos vivos.
As proteases vegetais são enzimas catalíticas que quebram ligações peptídicas nas proteínas levando a formação de grupamentos amino e ácido carboxílico que posteriormente dão origem a aminoácidos livres. ... As enzimas proteolíticas vegetais são: Bromelina, do abacaxi, Papaína, do mamão, e a Ficina, do figo.