Os bens são itens que podemos ver e tocar, tais como um livro, uma caneta, sal, uns sapatos, um chapéu, uma pasta, etc. Os serviços são prestados por outras pessoas a quem os utiliza, como por exemplo, um ato médico, cortar a relva, cortar o cabelo ou servir comida num restaurante.
A produção de bens e a prestação de serviços servem para satisfazer necessidades de indivíduos e da comunidade. Contudo, há que ter em atenção que certos serviços podem incluir bens. É o caso dos serviços prestados pelos restaurantes. Quando vamos a um restaurante, recebemos uma refeição (um bem, palpável).
Bens são valores materiais ou imateriais que podem ser objeto de uma relação de direito. Enquanto o objeto do direito positivo é a conduta humana, o objeto do direito subjetivo podem ser bens ou coisas não valoráveis pecuniariamente.
Em economia, um mecanismo de preço é a maneira pela qual os preços de bens ou serviços afetam a oferta e demanda de bens e serviços, principalmente pela elasticidade-preço da demanda. ... Um exemplo de mecanismo de preço usa os preços anunciados de compra e venda.
Em geral, os bens econômicos são atribuídos a algum esforço humano e se dividem em: Serviços, que possuem um preço, mas são intangíveis, como a consulta de um advogado ou educador financeiro e Bens materiais: aqueles tangíveis, como roupas, carros e alimentos.
Se o empresário é quem exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada, a empresa é a atividade. É a produção ou a circulação dos bens e/ou serviços. ... É uma categoria empresarial que permite a formação de uma empresa com apenas um sócio: o próprio empresário.
Tudo o mais constante, quanto mais as indústrias básicas e leves expandem, menor será a sua contribuição marginal para o crescimento do PIB, o que decorre do aumento da diversificação da demanda em favor de bens e serviços mais sofisticados.
Os serviços são atividades onde o consumidor não obtém a posse exclusiva da coisa adquirida (salvo o caso em que exista contrato de exclusividade). ... São exemplo disso os serviços de transporte, telecomunicações e o setor militar. Diz-se que os fornecedores de serviços formam o setor terciário de uma economia.
Tipos de bens econômicos
É tudo aquilo capaz de satisfazer às necessidades humanas e das empresas e que possa ser avaliado economicamente, que tenha valor de troca ou venda. Por exemplo: uma máquina, um carro, uma casa, um terreno, um computador, dinheiro, etc.