Na Física chamamos de acomodação visual o mecanismo fisiológico que permite ao órgão visual adaptação necessária para que se tenha uma visão nítida a diversas distâncias. ... Sendo assim, podemos dizer que a principal finalidade do estudo da Óptica é o entendimento da visão humana.
É devida aos problemas visuais que surgem como resultado de uma função acomodativa inferior à necessidade. Mencionaremos: a insuficiência de acomodação. O principal sintoma é o aparecimento de visão embaçada de perto. Tem origem em problemas visuais que aparecem como uma resposta a um excesso do sistema visual.
Acomodação é medida em dioptrias (D) e representa a recíproca da distância de fixação em metros. Em outras palavras, se a distância de fixação é 1 metro, a acomodação é de 1 D, se1/2 metro a acomodação é de 2 D, se 1/3 é 3D e assim por diante.
A acomodação do cristalino está associada ao poder de relaxamento ou contração dos músculos ciliares do globo ocular, processo que garante que a imagem seja fixada na retina e mantenha-se sempre focalizada. ... Já o espasmo de acomodação ocorre quando o processo de acomodação do cristalino não se dá por completo.
A vista cansada acontece normalmente a partir dos 40 anos, porque com o passar do tempo, o cristalino (a lente interna do olho) perde a flexibilidade necessária para ajuste do foco. Um indivíduo é presbíope quando, devido à diminuição da amplitude de acomodação, surge dificuldade para ver ao perto.
A flexibilidade da acomodação refere-se ao poder da estrutura ocular de fazer mudanças rápidas, repetidas e normais durante a acomodação.
A equação dos pontos conjugados relaciona as posições do objeto e da imagem com a distância focal da lente >>> 1 / f = 1 / p + 1 / p'. No caso da visão humana a distância da imagem à lente p' (distância do cristalino à retina) é fixa.
Neste método, o ampO comprimento da acomodação do paciente é o poder da lente negativa usada mais a acomodação para focalizar 40 cm de distância. A fórmula seria a seguinte: AA (lente inicial - lente final) + 1 / d.
Acomodação é o processo responsável pela mudança do poder refrativo do olho, garantindo que a imagem seja focalizada no plano retiniano. A acomodação resulta da mudança na forma do cristalino, através de alteração na sua curvatura e espessura central, modificando o poder dióptrico do olho.