Menir, também denominado menhir ou perafita, é um monumento pré-histórico de pedra, cravado verticalmente no solo (ortóstato), às vezes de tamanho bem elevado.
Originalmente, eram empregados para usos cerimoniais, religiosos, fúnebres e para a demarcação de território", diz o historiador Johnni Langer, da Universidade do Paraná (Unespar). No Brasil, o conjunto mais famoso fica em Monte Alto, no sul da Bahia, com quase 400 blocos alinhados numa extensão de 1 quilômetro.
Um cromlech ou crónlech é um monumento megalítico formado por pedras ou menhirs introduzidos no solo e que adotam uma forma circular ou elíptica, cercando uma terra.
Esses monumentos de pedras foram denominados "megalíticos" e podem ser classificados de: dólmens, galerias cobertas que possibilitavam o acesso a uma tumba; menires, que são grandes pedras cravadas no chão de forma vertical; e os cromlech, que são menires e dólmens organizados em círculo, sendo o mais famoso o de ...
Cromeleque: designação é dada a um agrupamento de menires e dólmens organizado em círculo. Os cromeleques acentuam a ideia de recinto sagrado ou lugar de culto. Alguns podem estar relacionados com a astronomia e o estudo de fenômenos celestes.
Os monumentos megalíticos são conjuntos de construções milenares feitas com grandes blocos de pedras que pesam toneladas. ... Embora poucos conhecidos, Portugal conserva os monumentos megalíticos mais antigos de toda a Europa, mais antigos até mesmo que Stonehenge, o mais conhecido e visitado monumento megalítico do mundo.
Os dólmens caracterizam-se por terem uma câmara de forma poligonal ou circular utilizada como espaço sepulcral. A câmara dolmênica era construída com grandes pedras verticais que sustentam uma grande laje horizontal de cobertura. ... A laje horizontal é designada de chapéu, mesa ou tampa.
Os monumentos megalíticos são conjuntos de construções milenares feitas com grandes blocos de pedras que pesam toneladas. ... Este conjunto foi possivelmente utilizado como observatório astronômico.
Cromeleque, ou cromlech, é o conjunto de diversos menires dispostos, normalmente em um ou vários círculos, ou elipses, mas também em rectângulos, em semicírculos ou ainda estruturas mais complexas como o cromeleque dos Almendres, construído entre 3300e 1800a.
O Cromeleque dos Almendres é o maior círculo de menires alguma vez encontrado em Portugal e na Península Ibérica. Constituído por 95 monolitos, ou menires, e remontando ao milénio VII a.C., é um dos mais importantes monumentos megalíticos e mais antigos de toda a Europa.